A literatura brasileira está mesmo em alta pelo mundo, e não é só Machado de Assis (1839-1904) que está ficando popular lá fora. A escritora Clarice Lispector (1920-1977) teve destaque especial no Festival de Cinema de San Sebastián no último domingo (22/09). Ninguém menos que a aclamada atriz Cate Blanchett chamou Clarice de genial e ainda citou parte de trecho de uma reflexão da autora brasileira na íntegra.
“Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo”.
Na ocasião, a atriz recebia a homenagem na Espanha com o Prêmio Donostia, no maior festival de cinema do país. A australiana afirmou que tem lido as obras da autora – que nasceu na Ucrânia mas viveu a maior parte da vida no Brasil, declarando-se pernambucana. Cate exaltou a genialidade de Clarice, costurando com suas próprias divagações, e emocionou o público.
— Eu pego coragem de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujos trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de preconceitos e tudo o que não sei constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu compreendo tudo —, disse a atriz.
E continuou: —Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite. Serei grata para sempre”, finalizou.
Duas vezes vencedora do Oscar, a artista recebeu o prêmio diretamente das mãos de Alfonso Cuarón, diretor mexicano que a comandou recentemente na série “Disclaimer”, do AppleTV+. Muito conhecida por seus papéis em filmes como “O senhor dos anéis”, “O aviador”, “Tár” e “Blue Jasmine, ela mostrou que está mesmo inteirada sobre a obra da brasileira, Cate citou mais uma vez Clarice na coletiva de imprensa depois da homenagem.
— Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: “é preciso muito esforço para ser simples”. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação — comentou.
Crédito da imagem: Reprodução/Instagram