Mulheres geniais

setembro 23, 2024

A atriz Cate Blanchett emociona o público no Festival de San Sebastián citando Clarice Lispector: "Ela é simplesmente genial"

A literatura brasileira está mesmo em alta pelo mundo, e não é só Machado de Assis (1839-1904) que está ficando popular lá fora. A escritora Clarice Lispector (1920-1977) teve destaque especial no Festival de Cinema de San Sebastián no último domingo (22/09). Ninguém menos que a aclamada atriz Cate Blanchett chamou Clarice de genial e ainda citou parte de trecho de uma reflexão da autora brasileira na íntegra. 

“Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo”.  

Na ocasião, a atriz recebia a homenagem na Espanha com o Prêmio Donostia, no maior festival de cinema do país. A australiana afirmou que tem lido as obras da autora – que nasceu na Ucrânia mas viveu a maior parte da vida no Brasil, declarando-se pernambucana. Cate exaltou a genialidade de Clarice, costurando com suas próprias divagações, e emocionou o público.

— Eu pego coragem de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujos trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de preconceitos e tudo o que não sei constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu compreendo tudo —, disse a atriz.

E continuou: —Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite. Serei grata para sempre”, finalizou.

Duas vezes vencedora do Oscar, a artista recebeu o prêmio diretamente das mãos de Alfonso Cuarón, diretor mexicano que a comandou recentemente na série “Disclaimer”, do AppleTV+. Muito conhecida por seus papéis em filmes como “O senhor dos anéis”, “O aviador”, “Tár” e “Blue Jasmine, ela mostrou que está mesmo inteirada sobre a obra da brasileira, Cate citou mais uma vez Clarice na coletiva de imprensa depois da homenagem.

— Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: “é preciso muito esforço para ser simples”. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação — comentou.

Crédito da imagem: Reprodução/Instagram

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país