Olhar apurado

abril 17, 2023

Oskar Metsavaht chama atenção para o povo Ashaninka em mostra que ocupará hotel de São Paulo

O empresário de sucesso todos conhecem. Já a porção ambientalista de Oskar Metsavaht ficará mais evidente na sua nova exposição. O estilista e artista visual mira sua lente no povo Ashaninka, retratado em “INTERFACES II HOMEM // COSMOS // FLORESTA”,  que ocupa o hotel Rosewood, em São Paulo (SP). Ele  faz uma imersão na cultura e nos rituais daquela etnia, que tem por tradição o consumo da Ayawaska, bebida utilizada em cultos religiosos como forma de purificação. Existem no Brasil apenas 3 mil representantes daquela população indígena , o que preocupa o ambientalista. 

– As obras, em diferentes canais de expressão, trazem meu entendimento da extrema importância da flora e da fauna da região, do conhecimento ímpar das comunidades, assim como da sabedoria de cuidar para preservar – conta Metsavaht, cujo trabalho ocupará em definitivo  – e mui apropriadamente – o sexto andar da Torre Mata Atlântica, do hotel.

O artista, que também é fundador e diretor de criação da Osklen, é idealizador do movimento  Amazon Guardians (AG),  que luta pela preservação da biodiversidade das florestas e pelo desenvolvimento sustentável.

Créditos das fotos: Luciana Prezia

 

 

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país