Arte tecnológica

novembro 6, 2022

O artista multimídia Alexandre Rangel participa da abertura da Rio Innovation Week e lança NFTs com inteligência artificial

Um bate-papo sobre arte, futuro e tecnologia é a proposta do artista multimídia Alexandre Rangel, na Arena Metamundo do Rio Innovation Week, que acontece nesta terça-feira (08), no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro. No dia seguinte, o artista lança o projeto de NFTs “I’m not a robot”, com animações de inteligência artificial, música generativa e aplicativos interativos de remix audiovisual.

Durante a conversa, Rangel vai abordar os aspectos estéticos e técnicos do projeto, que evolui de animações sonorizadas de olhos de robôs, até cabeças e robôs completos, cada um com elementos audiovisuais únicos. Tendência das artes plásticas e das novas tecnologias de imagem, as animações são criadas com processos de inteligência artificial, e o artista se comunica com a máquina por meio de textos descritivos, em uma mistura de programação e poesia como nova prática criativa.

Eu não ficava tão entusiasmado com uma possibilidade artística em 30 anos de pesquisa e produção em arte e tecnologia. Assim como quando foram desenvolvidos os primeiros softwares de 3D, nos anos 1990. E há quem compare a utilização da Inteligência Artificial na produção de imagens com o advento da fotografia, uma revolução técnica e estética – afirma o multiartista.

Alexandre Rangel é doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília, e desde os anos 1990, trabalha com videoarte, música experimental e criação de software livre audiovisual. Com projetos reconhecidos no exterior, o artista é representado pela Metaverse Agency.

Durante o evento, público vai ter a oportunidade de interagir com o projeto, que se torna uma verdadeira obra de arte aberta, por meio de apps da Web 3 e também no metaverso.

Crédito das fotos: Reprodução

Imagem em destaque: O artista multimídia Alexandre Rangel

Parte do projeto “I’m not a robot” do artista Alexandre Rangel.

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV