‘Uma grande mulher’

outubro 16, 2024

Fernanda Montenegro completa 95 anos e tem sua relevância destacada por três de seus companheiros na Academia Brasileira de Letras

Um dos mais importantes nomes das nossas artes dramáticas completa, nesta quarta-feira (16) 95 primaveras. Ao longo deste quase um século de existência, são 75 anos dedicados à arte de interpretar. Com isso, Fernanda Montenegro colaborou – e muito – para que a classe teatral brasileira alcançasse o devido respeito da sociedade, de autoridades e dos poderes públicos em suas diferentes esferas.

NEW MAG alia-se à torrente de merecidas homenagens a essa que é uma de nossas mais completas atrizes reproduzindo a seguir as falas de três importantes nomes da nossa Cultura. São eles o  jornalista Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras, a qual Dona Fernanda está incorporada desde 2023, e dois de seus confrades na instituição: o escritor e jornalista Ruy Castro e o poeta Carlos Nejar.

– Fernanda Montenegro é um ícone da nossa Cultura, uma representante formidável do Brasil mundo afora e só merece nossos agradecimentos por existir – saúda o presidente da ABL destacando o vigor da artista: – São 95 anos em plena vitalidade e em plena ação. Fernanda é uma grande mulher!

Para o escritor e jornalista Ruy Castro, biógrafo de personagens notáveis da nossa Cultura, a data deveria ser considerada feriado nacional:

– Hoje não é só o aniversário de Fernanda, mas uma data gloriosa para o teatro e para a cultura brasileira. Devia ser feriado nacional.

O entusiasmo de Ruy encontra eco no acadêmico Carlos Nejar, grande nome da nossa poesia, e entusiasta da contribuição da artista à Cultura brasileira.

– Nossa maior atriz, a quem deve muito nosso teatro e nós todos. Quero abraçá-la por tudo o que ela tem feito pela criação e pela arte brasileira na sua grandeza – arremata o imortal.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Talento contagiante

Ator que brilha como Jair Rodrigues em musical fala da sua trajetória e do sucesso na série “Impuros”

Recomeço em tom maior

Ana Costa e o crítico musical Leonardo Lichote iniciam parceria que pauta o novo trabalho da talentosa artista