Reverência cênica

abril 3, 2024

Henri Pagnoncelli faz em Portugal leitura de solo criado a partir do último livro de José Saramago

Henri Pagnoncelli, talento das nossas artes dramáticas, está em Portugal para uma honrosa missão. O ator apresenta em Lisboa a adaptação teatral de “Caim”, último romance de José Saramago (1922-2010), único autor de Língua Portuguesa laureado com o Nobel de Literatura. A apresentação, no formato de leitura dramatizada, será nesta quinta-feira (04), às 20h, na Casa dos Bicos com entrada franca e a chancela da fundação que leva o nome do escritor.

A montagem – a primeira criada a partir do livro homônimo – chega a Portugal, terra natal do escritor, nascido em Azinhaga, dois anos após estrear no Brasil, onde, sob a direção de Jacyan Castilho, Henri celebrou seus 50 anos de carreira. A adaptação coube à dramaturga e roteirista Teresa Frota, mulher de Henri, em cujas mãos o livro caiu em 2012. Finda a leitura, ela intuiu que a trama tinha fôlego para ganhar o palco, onde chegou dez anos após a ideia assaltá-la.

– Por ora faremos a apresentação da leitura na quinta agora, mas estamos vendo as possibilidades de uma temporada por aqui – conta o ator, que volta ao Brasil para novas apresentações da montagem.

Posts recentes

Vozes da resistência

Encontro mediado pela jornalista Hildegard Angel vai reunir importantes pensadores em torno da democracia

Sotaques suingados

Seu Jorge e a portuguesa Cuca Roseta gravam juntos pela primeira vez faixa que prenuncia o primeiro álbum da fadista pop no Brasil

Provocação criativa

Humberto de Castro expõe no Rio de Janeiro esculturas em arame como a feita em homenagem a Isabelita dos Patins