Geração coca-cola

março 27, 2023

Nos 63 anos de nascimento de Renato Russo, a Universal Music lança uma surpresa especial para os fãs. NEW MAG revela o presente

No dia em que completaria 63 anos, um dos maiores artistas da história no nosso cenário musical, Renato Russo ganha uma homenagem à altura de sua importância. A Universal Music acaba de lançar “Stonewall Celebration Concert” em vinil duplo e colorido. Este é o primeiro disco solo do músico, gravado em 1994. Na época, o adorado líder da banda Legião Urbana prestou homenagem aos 25 anos da rebelião de Stonewall, ocorrida em Nova Iorque, em 1969, quando gays e lésbicas, frequentadores do bar “Stonewall Inn” protestaram contra a então habitual violência policial.

 Acompanhado apenas por seu violão e pelos teclados do músico Carlos Trilha, Renato se debruçou sobre o delicado apanhado de 21 canções norte-americanas, entre elas standards como “Say it ins’t so” (Irvin Berlin, 1932) e “I Get Along Without You Very Well” (Hoagy Carmichael, 1939). Sua famosa voz de barítono também é ouvida em músicas mais recentes, como “Miss Celie’s Blues – sister” (Lionel Richie, Quincy Jones Rod Temperton, 1985), do filme “A Cor Púrpura”, “Cherish” (Madonna e Patrick Leonard, 1989) e “Cathedral Song” (Tanika Tikaram, 1994), cuja versão em português estourou nas rádios de todo o país na voz de Zélia Duncan.

 O amplo repertório inclui ainda “Somewhere” (Stephen Sondheim e Leonard Bernstein, 1957), do musical “West Side Story”, e “When You Wish Upon a Star” (Ned Washington e Leigh Harline, 1940), tema do filme “Pinocchio”, de Walt Disney.

 A capa do disco homenageia o álbum “Rock ‘n’ Roll”, de John Lennon, e mostra Renato na porta do prédio onde morava na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Para preservar a privacidade do músico, o número do edifício foi removido durante o tratamento da imagem de capa. O final do encarte traz informações sobre entidades sociais de proteção às crianças e mulheres, à natureza e aos homossexuais e portadores do HIV.

A capa do álbum com seus LPs coloridos

 


 

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista

Celebração do rock

O grupo Barão Vermelho encerra sua turnê de 40 anos de carreira com show no Rio de Janeiro