O ano é dela

novembro 17, 2023

Flora Gil é consagrada com o Prêmio Mulher do Ano em evento organizado pelo 15º Ofício de Notas no Rio de Janeiro

Flora Gil foi laureada com o Prêmio Mulher do Ano em um grande evento em sua homenagem. E não poderia ser diferente. A empresária recebeu a láurea numa iniciativa do 15º Ofício de Notas e de outras instituições, como antecipado por NEW MAG. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (16) no Hotel Fairmont, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A apresentação ficou a cargo do ator Otávio Müller com curadoria da historiadora Elaine Marcelina. 

— Não foi fácil escolher a Mulher do Ano, considerando que há inúmeras mulheres incríveis no nosso país. Foi uma missão criteriosa, e o nome Flora Gil emergiu como vencedora incontestável, devido à grande habilidade de reunir contribuições que vão muito além do mundo empresarial. Flora deixou sua marca na cultura, na ancestralidade e na música do Brasil. Isso sem falar na força da matriarca de uma família maravilhosa, que o povo brasileiro tanto ama — declarou Fernanda Leitão, tabeliã do cartório, no seu discurso de abertura. 

A homenageada subiu ao palco para receber a láurea ao lado da filha, a apresentadora Bela Gil,  e da cantora Preta Gil, sua enteada. Em sua fala, Flora destacou que o Prêmio Mulher do Ano vai muito além de uma homenagem individual: 

— Gostaria de agradecer ao Cartório 15 pelo Prêmio. É um evento que se propõe a ajudar institutos maravilhosos, que reúne pessoas influentes, importantes no sentido de formar opinião, artistas e simpáticos às causas de generosidade. Foi uma noite bem carioca, apesar de ter chamado muita gente da Bahia. A noite foi brilhante ao lado de amigos queridos e da família. Fiquei muito honrada com a homenagem. 

Foram várias as atrações que marcaram presença durante a cerimônia. A primeira a se apresentar foi a Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada apenas por mulheres. O grupo afro Ilé Àse Obalúwáiye cantou a ancestralidade ao apresentar músicas que remetem à divindade feminina africana Éwa. Já o cantor Feyjão quebrou o protocolo e desceu até a plateia para cantar junto ao marido da Mulher do Ano, mestre Gilberto Gil. A cantora Mart’nália também fez uma participação no festejo.

Entre os convidados, um verdadeiro time de estrelas. Nomes como os dos cantores Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor, que gravou juntamente com Gil o álbum “Ogum e Xangô”, os atores Mariana Ximenes, Murilo Benício e Carolina Dieckmann, os jornalistas Ancelmo Gois, Andréia Sadi e Leilane Neubarth e  Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza.

— Foi uma alegria celebrar a energia feminina na figura da Flora, que tanto contribuiu e contribui para o patrimônio cultural, musical e ancestral do nosso Brasil — celebrou Michelle Novaes, substituta e CEO do cartório. 

A empresária foi laureada também pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), das quais recebeu, respectivamente, as medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes. O evento foi realizado ainda pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, gravadora Sony Music, União Brasileira de Compositores (UBC) e RioSolidário.

Além da emoção e da alegria que tomaram conta da homenagem, também prevaleceu a solidariedade. Os convidados puderam fazer doações para as entidades sociais Instituto da Criança, Gastromotiva, Pró Criança Cardíaca e RioSolidário

Créditos das imagens: Renato Wrobel e Miguel Sá

Posts recentes

Honra ao mérito

Brenno Pavarini perdeu alguns bons quilos de massa muscular para interpretar Jesus na “Paixão de Cristo”