Flora em esplendor

novembro 14, 2023

Flora Gil será homenageada como Mulher do Ano em noite que terá orquestra formada somente por mulheres

Diz o ditado que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher. E no caso de Gilberto Gil o prognóstico não poderia ser mais exato. A empresária Flora Gil será homenageada com o Prêmio Mulher do Ano. A láurea é uma iniciativa do 15º Ofício de Notas juntamente com outras instituições, e a cerimônia acontece nesta quinta-feira (16), no Hotel Fairmont, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

E a cerimônia será de fato emocionante. A noite contará com apresentação da Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada apenas por mulheres. A escolha do conjunto pelo Cartório 15 foi pautada por um fato encorajador: as musicistas são alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

–  A orquestra tem como essência a transformação social, a contribuição com uma sociedade mais plural, constituída por novos protagonismos, lideranças e perspectivas – destaca  Moana Martins, diretora executiva do conjunto.

Se as mulheres podem hoje pensar em seguir carreira na música, isso deve-se ao pioneirismo daquela que dá nome ao grupo. A trajetória da compositora, autora de clássicos como “Lua branca” e “Abre alas”, é apontada como exemplo de resiliência por Michelle Novaes, tabeliã substituta do 15º Ofício de Notas:

– Chiquinha Gonzaga carrega em sua história uma luta incrível pelo reconhecimento da  equidade entre mulheres e homens, numa época em que nem se falava disso como hoje. É preciso valorizar essa trajetória, bem como divulgar cada vez mais o trabalho de uma orquestra formada por meninas talentosíssimas.

A festa terá caráter beneficente, e os convidados poderão contribuir através de doações às quatro entidades apoiadas. São elas o Instituto da Criança, Gastromotiva, Pró-Criança Cardíaca e o RioSolidário. A homenagem à Flora Gil vem da soma de instituições como a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, a gravadora Sony Music, União Brasileira de Compositores (UBC) e a RioSolidário.

Violinistas da Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada somente por mulheres
O naipe de sopros da orquestra. Integrantes são alunas da rede pública

Posts recentes

De pai para filha

Ao lado da protagonista, Christiana Ubach, Ruy Guerra lança filme que conta com produção de sua filha, Janaina Diniz Guerra

Emoção em cena

Filme com Bruna Linzmeyer estreia no Festival do Rio destacando as diferentes uniões familiares com uma história LGBTQIAPN+

Foi dada a largada

MTV EMA 2024: Anitta é indicada em 3 categorias. Os artistas Jão, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Matuê e Pabllo Vittar também vão representar o Brasil na competição mais esperada do ano. Veja a lista completa