Babado fortíssimo

abril 14, 2024

Clássico teatral sobre as relações humanas inspira montagem cuja temática envolve casais LGBTQIA+

“La ronde”, peça teatral de Arthur Schnitzler (1862-1931), já inspirou uma série de montagens pelo mundo, chegando, inclusive, ao cinema. O texto, que mostra diferentes casais em situações fortuitas e íntimas, sempre deu o que falar. Foi assim quando chegou aos palcos, em 1920, e 70 anos depois, quando, nos anos 1990, Nicole Kidman estrelou apimentada versão em Londres. E deve ser assim em 2024, quando a peça inspira montagem voltada para o público LGBTQIA+ – a primeira do gênero a partir do clássico.

E não é só na temática que a nova montagem promete ousar. Os dez personagens da trama serão interpretados por dois atores. Michel Blois e Thiago Catarino revezam-se entre os diferentes amantes cujos desejos e anseios são a tônica de “O que vão dizer de nós”, com estreia marcada para a próxima sexta-feira (19), no Espaço Sergio Porto, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A iniciativa de recriar a montagem sob a nova perspectiva partiu da atriz e diretora Luisa Friese, que assina a adaptação e divide a direção com a consagrada atriz e diretora Miwa Yanagizawa.

– Quando comecei a conceber o projeto, entendi que seria muito mais importante para a atualidade fazer a peça com um casal de homens, substituindo assim a costumeira heteronormatividade imposta pela sociedade em geral – explica Friese, destacando a importância de naturalizar as relações, sejam elas quais forem: – Seria quase que vital colocar esses casais gays protagonistas se relacionando, longe dos estereótipos já massivamente representados na nossa cultura.

E a nova montagem tem tudo para ser ousada e, claro, dar o que falar. Desde o início do século XX é assim.

Posts recentes

No mundo mágico

A exposição dedicada à franquia de filmes Harry Potter fará sua estreia no Brasil

Bodas renovadas

Rony e Anny Meisler comemoram 15 anos de casamento em festa no Belmond Copacabana Palace

Babado fortíssimo

Clássico teatral sobre as relações humanas inspira montagem cuja temática envolve casais LGBTQIA+