‘Cultura que cura’

maio 25, 2025

Carlinhos Brown celebra o Dia Mundial da África em festa no Norte do país

Carlinhos Brown escolheu celebrar o Dia Mundial da África neste domingo (25) de um jeito especial — e bem longe de casa. Em uma postagem nas redes sociais, o cantor compartilhou sua passagem pelo Amapá, onde participou do Marabaixo, manifestação cultural típica do estado que, segundo ele, carrega fortes semelhanças com as festas tradicionais da Bahia.

“Aqui no Amapá, onde celebro o Dia Mundial da África com os pés na terra preta da Amazônia Negra, reconheço no Marabaixo a mesma vibração que pulsa nos tambores da Bahia — resistência que dança, cultura que cura, história que se canta em roda. Os grupos de Batuque Zimba e Sairé do norte do Brasil e o samba Angola e derivações rítmicas baianas são filhos da mesma raiz: a África-mãe que rizoma nossos corpos, que verte espiritualidade e memória nos poros do povo preto”, escreveu Brown.

O artista ainda destacou a importância do momento para reforçar os laços entre Bahia, África e Amapá. “Bahia, Amapá, África — territórios ligados por um fio invisível de tambor, que costura nossas almas e reafirma: somos feitos de luta, beleza e som. E cada toque de caixa é um chamado — para lembrar de onde viemos e seguir, de cabeça erguida, compondo o amanhã”, completou.

Crédito da imagem: divulgação

Posts recentes

Tributo potente

As atrizes Ruth de Souza e Léa Garcia são homenageadas em espetáculo que estreia no Rio de Janeiro

Em grande estilo

Personalidades prestigiam o elegante aniversário de Titina Lowndes Wellington no Rio de Janeiro