Palco iluminado

fevereiro 6, 2025

Personalidades prestigiam espetáculo em homenagem ao saudoso diretor Aderbal Freire Filho no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem mais um teatro devolvido à população – e totalmente reformado. O Glaucio Gill, em Copacabana, Zona Sul da cidade, reabre suas portas com uma série de atividades e especialmente com um tributo a dois grandes nomes dos palcos: o dramaturgo Glaucio Gil (1932-1965), que dá nome à casa de espetáculos, e o diretor Aderbal Freire Filho (1941-2023), que ocupou o teatro em diferentes ocasiões.

E como no teatro tudo é possível, o escritor e o encenador, que nunca se conheceram, encontram-se na cena. “Show do Glaucio apresenta o teatro aberto de Aderbal” versa sobre o encontro entre os dois artistas numa entrevista à TV. O espetáculo, dirigido por Leonardo Netto a partir do texto de Gillray Coutinho,inaugurou oficialmente o Teatro Glaucio Gill na noite da última quarta-feira (05).

Viúva do encenador, a atriz Marieta Severo prestigiou o evento assim como Júlia Lemmertz, Mateus Solano e Andréa Beltrão – sócia de Marieta no Teatro Poeira, onde Aderbal também brilhou. Irmão do encenador,  Fernando Rossas Freire veio especialmente de Fortaleza prestigiar a homenagem.

– Aderbal e Gláucio eram de uma grande inquietação artística – destaca Netto, que trabalhou com Aderbal em seis espetáculos. – A ideia da peça é homenagear não só os dois, mas outros grandes inquietos e talentosos do nosso teatro que já se foram.

E viva o teatro!

Crédito das imagens: Dalton Valério

Grandes: Marcelo Escorel, que integra o espetáculo, é cercado por Andréa Beltrão e por Marieta Severo
Mateus Solano e Júlia Lemmertz com o diretor Leonardo Netto

Posts recentes

Confraria de talentos

A produtora Glaucia Camargos reúne poderosos da Cultura em confraternização no Rio de Janeiro