O futuro é agora

outubro 22, 2024

Evento vai promover no Rio de Janeiro apresentações que unem dança ao uso de realidades virtuais

Como reza aquele jingle, o futuro já começou. E não é de hoje que bailarinos e pesquisadores da dança utilizam novas tecnologias em seus experimentos, performances e apresentações. E um seminário vai reunir, pela primeira vez no Rio de Janeiro, nomes internacionais e brasileiros que, em comum, unem a dança a técnicas de realidade aumentada ou de

O 3º Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia vai promover entre esta quarta (23) e domingo (27), atividades que vão de conferências, oficinas criativas e, no fim de semana, apresentações e performances. O evento vai ocupar dois diferentes espaços da cidade: o Palácio Universitário na UFRJ, na Urca, e o Planetário da Gávea, ambos na Zona Sul da cidade. No primeiro serão realizadas as conferências na quarta e na quinta (23 e 24) enquanto as oficinas e apresentações vão ocupar a galeria e o teatro do Planetário no fim de semana.

O encontro terá as participações de mais de 30 nomes ligados à dança, entre brasileiros e estrangeiros. O coreógrafo suíço Gilles JobinSusana Panádes Diaz, coreógrafa espanhola radicada na Suíça; Martin Claudix Vanesix, artista residente na França, são alguns dos nomes internacionais confirmados no evento.

A agenda teatral será aberta na quinta (24) com “As histórias de @EvaMariaGeni”, apresentado por Aline BernardiÁgatha Oliveira e Lígia Tourinho, com direção de Ivani Santana. Integram a programação apresentações com o Grupo Soma, coletivo da UFF, a performance de LiveCoding “Ambentes”, de Pedro Ruback, e “Em corpa”, da qual o público pode participar usando óculos de realidade virtual.

A realidade virtual é a tônica de experiências que acontecerão na galeria do Planetário. São elas “Entre seres – Dança e(m) realidade virtual”, parceria entre grupos da UFRJ e da UFF, “Pedras na lua” e “Astronauta cadeirante”,   dos  grupos Casa da Descoberta e MediaLab (IC\UFF), respectivamente.

Sim, o mundo não é mais aquele, e a dança está ligadíssima nas mudanças pelas quais ele passa.

Cena de “EvaMariaGeni”, que aber a agenda de apresentações no Planetário
A espanhola Susana Panades Diaz é uma das convidadas internacionais do encontro

Posts recentes

Talento e versatilidade

Filha de Glória Pires e Orlando Moraes brilha em desfile e dá sinais de estar encantada com o universo fashion

Tudo dominado

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, faz aos 88 anos sua estreia em um dos mais populares aplicativos do mundo

O novo e os Novos

Filho de Baby e Pepeu fará no Rio de Janeiro show em que reunirá remanescentes do lendário Novos Baianos