O futuro é agora

outubro 22, 2024

Evento vai promover no Rio de Janeiro apresentações que unem dança ao uso de realidades virtuais

Como reza aquele jingle, o futuro já começou. E não é de hoje que bailarinos e pesquisadores da dança utilizam novas tecnologias em seus experimentos, performances e apresentações. E um seminário vai reunir, pela primeira vez no Rio de Janeiro, nomes internacionais e brasileiros que, em comum, unem a dança a técnicas de realidade aumentada ou de

O 3º Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia vai promover entre esta quarta (23) e domingo (27), atividades que vão de conferências, oficinas criativas e, no fim de semana, apresentações e performances. O evento vai ocupar dois diferentes espaços da cidade: o Palácio Universitário na UFRJ, na Urca, e o Planetário da Gávea, ambos na Zona Sul da cidade. No primeiro serão realizadas as conferências na quarta e na quinta (23 e 24) enquanto as oficinas e apresentações vão ocupar a galeria e o teatro do Planetário no fim de semana.

O encontro terá as participações de mais de 30 nomes ligados à dança, entre brasileiros e estrangeiros. O coreógrafo suíço Gilles JobinSusana Panádes Diaz, coreógrafa espanhola radicada na Suíça; Martin Claudix Vanesix, artista residente na França, são alguns dos nomes internacionais confirmados no evento.

A agenda teatral será aberta na quinta (24) com “As histórias de @EvaMariaGeni”, apresentado por Aline BernardiÁgatha Oliveira e Lígia Tourinho, com direção de Ivani Santana. Integram a programação apresentações com o Grupo Soma, coletivo da UFF, a performance de LiveCoding “Ambentes”, de Pedro Ruback, e “Em corpa”, da qual o público pode participar usando óculos de realidade virtual.

A realidade virtual é a tônica de experiências que acontecerão na galeria do Planetário. São elas “Entre seres – Dança e(m) realidade virtual”, parceria entre grupos da UFRJ e da UFF, “Pedras na lua” e “Astronauta cadeirante”,   dos  grupos Casa da Descoberta e MediaLab (IC\UFF), respectivamente.

Sim, o mundo não é mais aquele, e a dança está ligadíssima nas mudanças pelas quais ele passa.

Cena de “EvaMariaGeni”, que aber a agenda de apresentações no Planetário
A espanhola Susana Panades Diaz é uma das convidadas internacionais do encontro

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro

‘Não esperava ficar 30 anos na TV’

Alexandre Borges celebra 40 anos de carreira no palco e saúda a abertura da TV à Diversidade, aplaude Fernanda Torres e defende parcimônia com o whatsapp

De pedra a vidraça

Flávio Marinho reúne grandes talentos em lançamento de livro com textos dos tempos em que atuou na imprensa