Viralizou!

outubro 13, 2024

Influencers que não mostram o rosto são a nova sensação nas redes sociais, apontam pesquisas norte-americanas. Entenda o fenômeno

Você provavelmente já viu um desses vídeos! Pesquisas apontam que os influenciadores sem rosto são a nova tendência nas redes sociais. São pessoas que exibem seus guarda-roupas, suas mãos com o esmalte do momento ou mesmo ensinam receitas, sem mostrar a cara. Diferentemente dos influenciadores tradicionais, que constroem suas marcas em cima de suas imagens pessoais, a nova geração enfatiza os aspectos estéticos e funcionais dos vídeos, que no máximo, incluem uma narração. Nos Estados Unidos, eles já são denominados de faceless (sem rosto).

Mas qual a vantagem? Ao que tudo indica, os faceless criam uma conexão mais genuína com o público, mostrando que o conteúdo é mais importante que a aparência.

Uma empresa de marketing de influência sediada em Nova York, a Fohr, apontou esta semana que esse segmento vai crescer cada vez mais. Pelas pesquisas feitas por eles, o público acha revigorante não ter uma pessoa-modelo, mas apenas os produtos apresentados de forma colorida, bem editada e, muitas vezes com bom humor. A boa edição, em especial, é fundamental. Para quem pensa que não ter que se pentear ou se maquiar para fazer um vídeo economiza tempo, não é bem assim. Os vídeos dos faceless exigem muita organização e planejamento. Mas entre as vantagens, o novo formato ainda permite que os mais tímidos também ganhem espaço na mídia social.

Atualmente, as categorias mais usadas pelos influenciadores sem rosto são ‘avaliação de produtos’, ‘organização doméstica’ e estilo de vida’.

Vale lembrar que a pesquisa não considera os perfis que usam avatares criados por Inteligência Artificial como faceless. Apenas perfis que são realmente focados no produto ou serviço.

Crédito da imagem: Reprodução internet

Posts recentes

Vai deixar saudades

Após dez dias, Festival do Rio exibe “Maníaco do Parque”, com Silvero Pereira e Giovanna Grigio, no encerramento da mostra nacional

Lenda da música

Dionne Warwick vai entrar para o Rock & Roll Hall of Fame dias antes de chegar ao Brasil para shows

Vida e obra em série

As viagens, a maternidade e as grandes entrevistas. A jornalista Gloria Maria vai ganhar série documental com estreia prevista para abril de 2025