Um ícone indiscutível, a atriz Fernanda Montenegro chega aos 95 anos no próximo dia 16. E para marcar a data, os anúncios das homenagens já começaram. O Canal Brasil anunciou uma maratona de mais de 24 horas com filmes estrelados por ela, entre curtas e longas-metragens.
A homenagem começa com “Central do Brasil”, de Walter Salles. Nele, Fernanda interpreta Dora e fez história ao conquistar uma indicação ao Oscar. Ainda entre os destaques, “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington, onde ela contracena com sua filha, Fernanda Torres, “Piedade”, de Cláudio Assis, e “Veja Esta Canção”, de Cacá Diegues, onde a atriz vive Alzira, uma dona de casa que encanta um bicheiro com sua voz.
Há ainda na seleção: “Minha Namorada”, de Zelito Viana e Armando Costa; “Gêmeas”, de Andrucha Waddington; “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto; “Infância”, de Domingos Oliveira; “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral; “Eles Não Usam Black-Tie”, de Leon Hirszman; “Redentor”, de Cláudio Torres; “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes; “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz; “Tudo Bem”, de Arnaldo Jabor; “Traição”, de Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca; “Boa Sorte”, de Carolina Jabor; e o curta-metragem “A Dama do Estácio”, de Eduardo Ades.
Crédito da imagem: Divulgação