A China é hoje a principal parceira econômica do Brasil, e as tais relações bilaterais podem muito bem incluir produções cinematográficas. No que depender de Hélio Pitanga e de Arthur Chen, sim. Os dois são o realizadores da Mostra de Cinema ChinaBrasil que chegou, este ano à sua terceira edição com planos de tornar-se um festival no ano que vem.
A mostra, que promove sessões gratuitas de produções de ambos os países, premiou cineastas e produtores das duas nações, na noite da última segunda-feira (26), na Casa de Cultura Laura Alvim, cujo nome mudou temporariamente para Casa G-20, em Ipanema, Zona Sul da cidade.
E grandes nomes ligados às produções de audiovisual compareceram ao evento. Denise Saraceni, José Alvarenga Jr, Marcos Bernstein e ele, Eduardo Albergaria, que vem colecionando prêmios em razão de “Nosso sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha.
E, aliás, o cupido – sempre ele – andou mirando suas flechas no setor. E acertou em Albergaria, num clima de “só love, só love” com Roberta Porto, e o diretor de TV Vinicius Coimbra, iniciando relacionamento com Gabriela Dalla Costa. Ah, danados…
E viva o amor, viva o cinema e as relações entre China e Brasil!
Crédito das imagens: Cristina Granato