Dupla celebração

agosto 16, 2024

Cristina Canale celebra 40 anos de carreira com duas mostras na Casa Roberto Marinho, onde expõe pela primeira vez

São quatro décadas de dedicação à arte. E, claro, de perseverança na arte. Tal efeméride pede uma celebração, e Cristina Canale não se faz de rogada. A pintora ocupa pela primeira vez a Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, com duas exposições, sendo uma delas a primeira retrospectiva sobre sua trajetória.

“Dar forma ao mundo” cumpre justamente este papel: o de jogar luz sobre o legado da artista nesses 40 anos de carreira. As 50 peças que compõem a mostra foram selecionadas por Canale juntamente com a curadora Polyana Quintella.

Já em “Paisagem e memória”, a artista muda de lado e mostra seu olhar curatorial ao selecionar obras do acervo do centro cultural, composto pela pinacoteca do jornalista Roberto Marinho (1904-2003).

– São dois conjuntos de sensibilidades, com comunicações e pontes entre eles. Foi uma experiência muito rica ver esse diálogo – celebra Canale, que inaugurou as duas mostras na última quinta-feira (15).

Crédito das imagens: Selmy Yassuda

Cristina Canale recebe o pintor e escultor Luiz Zerbini
Gustavo Republicano, Patricia Veiga e Lauro Cavalcanti
Marisa Abade e o artista visual Antonio Manuel
George Kornis, Vanda Klabin e Milton Machado
Claudia Noronha e Bel Lobo

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país