Cronista redivivo

agosto 6, 2024

Letra inédita de Adoniran Barbosa é musicada e chega às plataformas no dia em que o compositor faria 114 anos

Uma joia de um grande nome da música brasileira virá a público. Sim, uma letra inédita de Adoniran Barbosa (1910-1982), um dos baluartes do samba de São Paulo (e do Brasil), será lançada 42 anos após a morte do compositor. “Vou pegar o metrô” foi musicada por Eduardo Gudin e chega às plataformas nesta terça (06), quando Adoniran completaria 114 anos.

Nome comumente ligado ao samba moderno de São Paulo e autor de clássicos como “Verde”, lançada por Leila Pinheiro em 1985, Gudin teve o privilégio de desfrutar da amizade de Adoniran. O grande sambista costumava visitá-lo na sede de sua produtora, no bairro do Bixiga, ao qual Adoniran ajudou a dar visibilidade em muitos de seus sambas.

Os dois jogavam (muita) conversa fora e, eventualmente, abriam uma brecha à composição. Assim nasceu “Armistício”, até então única parceria da dupla. A letra de “Vou pegar o metrô” chegou ao parceiro por intermédio de Cassio Pardini, produtor de filmes sobre Adoniram. A letra foi citada numa matéria de jornal publicada em 1977, ano em que a malha metroviária estava sendo implementada em São Paulo.

Sacramentada a nova parceria, o samba foi apresentado pela primeira vez em 2023, num show em que Gudin dividiu o palco com o Conjunto João Rubinato, escalado para a gravação do single, que chega às plataformas pela Biscoito Fino.

– Criei a melodia pensando no estilo do Adoniran – comenta Gudin, que celebra também a atualidade da letra: – Ela segue atualíssima, já que milhões de moradores de São Paulo dependem diariamente do metrô.

De São Paulo e do mundo, como o legado de Adoniran.

Crédito das imagens: Pandora Filmes (alto) e Heitor Altman

Gudin e Adoniran em 1982: amizade tardia, mas profíc

 

 

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV