Reconhecer quem está à frente das maiores batalhas. Essa é a missão do Prêmio Espírito Público, que anunciou na última quarta-feira (24/07), os vencedores de sua sexta edição. O Teatro Rival, no Centro do Rio, foi palco de uma linda cerimônia que valorizou a solidariedade e o altruísmo dos servidores públicos. O foco do prêmio é engrandecer os profissionais que trabalham diariamente para transformar positivamente a vida dos brasileiros.
A grande coroação da noite foi inspirada na luta diária de profissionais fundamentais para um país mais justo. Destaque para os mais de 110 mil servidores públicos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul, e receberam uma homenagem especial, mais que merecida. Uma das apoiadoras do evento, a República.org, foi representada pelo fundador e diretor de cinema Guilherme Coelho, que estava na plateia aplaudindo e demostrou empolgação. É que a namorada, a atriz Débora Nascimento, foi quem entregou os prêmios, ao lado do ator Carmo Dalla Vecchia.
A premiação teve a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Cada vencedor recebeu um valor de R$10 mil. Os profissionais premiados também serão convidados a ingressar na Rede Espírito Público, espaço para articulação de parcerias e desenvolvimento de conhecimentos. O prêmio é organizado pela Parceria Vamos.
O Prêmio Espírito Público já realizou 5 edições, e durante esse período já reconheceu pessoas e projetos de 22 estados, premiou mais de 80 pessoas/projetos e recebeu mais de 5.000 inscrições de diferentes áreas do setor público. Este ano, premiou 7 categorias diferentes, incluindo uma nova “Promoção e prevenção da saúde mental de adolescentes”, uma preocupação que tem aumentado ao longo dos últimos anos.
Crédito das imagens: Cristina Granato