Isabel Teixeira e Mateus Solano trabalharam juntos na novela “Elas por elas” e agora vão levar a parceria bem-sucedida para o teatro. Eles assinam o texto de “O figurante”, primeiro monólogo estrelado por Solano em sua carreira. A peça estreia no dia 19 de julho no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Na montagem, Solano é um figurante dedicado, experiente e acostumado a trabalhar em produções audiovisuais. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida.
— Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia em fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história — conta o ator.
A narrativa foi construída através de um processo desenvolvido por Isabel chamado “Escrita na cena”. A proposta é estimular o ator, durante exercícios de improvisação, a encontrar suas próprias narrativas. O ator tem a liberdade de criar (ou recriar) o texto, primeiro pelo improviso e depois pela escrita.
— Essa é a tinta de base usada para escrever “O figurante”. Partimos de improvisos de Solano e posteriormente mergulhamos no árduo e delicioso trabalho de composição e estruturação dramatúrgica. “O figurante” torna visível o que normalmente é deixado no fundo do quadro, no fundo da cena, nas profundezas da invisibilidade — comenta Isabel.
Miguel Thiré, que também assina o texto com a dupla, será o responsável pela direção da montagem. Este é o quinto trabalho com o ator. Juntos eles fizeram “Selfie”, espetáculo que foi sucesso de público e de crítica entre 2014 e 2016.
— A peça busca colocar o foco onde normalmente não há. O trabalho é fazer este personagem não imprimir, estar fora de foco, ser quase parte da mobília — explica o diretor.
Crédito da imagem: reprodução / TV Globo