Ídolo aniversariante

junho 16, 2024

No dia em que Ivan Lins completa 79 anos, relembre cinco canções que mostram a importância do artista para a música no mundo

Um novo tempo começa hoje para Ivan Lins. O artista, um dos grandes nomes da nossa música, completa 79 anos neste domingo (16). Com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, o cantor, pianista e compositor é conhecido por suas melodias sofisticadas e letras poéticas. Reconhecido internacionalmente, Ivan foi laureado por duas vezes com o Grammy Latino. O músico, que transita por diversos gêneros musicais como a bossa nova e o jazz, também é responsável por fazer canções inesquecíveis que fizeram parte da trilha sonora de filmes, novelas e seriados. Algumas delas, inclusive, estão na nossa lista a seguir. 

“Novo tempo”

Foi por pouco que não ouvimos Michael Jackson (1958-2009) dando voz a esse sucesso de Ivan Lins. “Novo tempo” encantou o produtor do Rei do Pop na época, Quincy Jones, e só não foi gravada por problemas contratuais. A canção faria parte do icônico álbum “Thriller”, o sexto álbum de estúdio da carreira de Michael. Lançada em 1980 por Simone, a música foi considerada um prenúncio ao fim da ditadura militar e a esperança de que tempos melhores viriam.

“Madalena”

Música que ficou eternizada na voz de Elis Regina (1945-1982), “Madalena” foi feita pelo aniversariante do dia em parceria com Ronaldo Monteiro em 1970. Na época, Ivan Lins fazia parte do MAU (Movimento Artístico Universitário), que durante a ditadura militar reuniu nomes da música como Aldir Blanc (1946-2020), Gonzaguinha (1945-1991) e a própria Elis. Em uma das reuniões do grupo de resistência cultural, ela logo se interessou pela canção e a gravou com arranjos de Chiquinho de Moraes (1937-2023). “Madalena” entrou para a História da MPB. 

“Dinorah, Dinorah”

O sucesso de Ivan, como supracitado, não se restringe ao Brasil. “Dinorah, Dinorah”, por exemplo, foi regravada por grandes nomes da música no mundo. George Benson chegou a interpretar a canção no palco do Rock in Rio com o cantor brasileiro em 1985 e 2013. As cantoras Sarah Vaughan (1924-1990), Ella Fitzgerald (1917-1996), Carmen McRae (1920-1994) e Barbra Streisand também fizeram suas versões da canção. 

“Começar de novo”

Em 1979, a canção “Começar de novo”, composta por Ivan e Vítor Martins para a série “Malu mulher”, da TV Globo, foi oferecida a Maria Bethânia, mas recusada porque ela já havia fechado o repertório de seu novo disco. A música foi então gravada por Simone, que a consagrou. Esse episódio levou Bethânia a nunca mais considerar seu repertório totalmente fechado. O hit também foi gravado pelo aniversariante.

“Aos nossos filhos”

Gravada pelo próprio cantor e por Elis em 1980, a música melancólica e comovente era um tributo às vítimas da ditadura militar que regia o Brasil na época. A histórica canção deu origem a um filme homônimo. “Aos nossos filhos” teve direção da atriz portuguesa Maria de Medeiros e foi protagonizado por Marieta Severo e José de Abreu. O ator Cláudio Lins, filho de Ivan, também participou do longa-metragem. 

Crédito da imagem: divulgação

Posts recentes

Salve o cinema!

A ministra da Cultura Margareth Menezes e Antônio Pitanga, entre outros famosos, celebram a 7ª arte na abertura do Festival do Rio

Deixa saudades

Aos 88 anos, Emiliano Queiroz, que atuou em mais de 40 novelas, faleceu após uma parada cardíaca

Dia Mundial dos Animais

Na data internacional, Luisa Mell conversou com NEW MAG sobre adoção, maus-tratos e o que temos a aprender com os bichinhos