Ídolo aniversariante

junho 16, 2024

No dia em que Ivan Lins completa 79 anos, relembre cinco canções que mostram a importância do artista para a música no mundo

Um novo tempo começa hoje para Ivan Lins. O artista, um dos grandes nomes da nossa música, completa 79 anos neste domingo (16). Com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, o cantor, pianista e compositor é conhecido por suas melodias sofisticadas e letras poéticas. Reconhecido internacionalmente, Ivan foi laureado por duas vezes com o Grammy Latino. O músico, que transita por diversos gêneros musicais como a bossa nova e o jazz, também é responsável por fazer canções inesquecíveis que fizeram parte da trilha sonora de filmes, novelas e seriados. Algumas delas, inclusive, estão na nossa lista a seguir. 

“Novo tempo”

Foi por pouco que não ouvimos Michael Jackson (1958-2009) dando voz a esse sucesso de Ivan Lins. “Novo tempo” encantou o produtor do Rei do Pop na época, Quincy Jones, e só não foi gravada por problemas contratuais. A canção faria parte do icônico álbum “Thriller”, o sexto álbum de estúdio da carreira de Michael. Lançada em 1980 por Simone, a música foi considerada um prenúncio ao fim da ditadura militar e a esperança de que tempos melhores viriam.

“Madalena”

Música que ficou eternizada na voz de Elis Regina (1945-1982), “Madalena” foi feita pelo aniversariante do dia em parceria com Ronaldo Monteiro em 1970. Na época, Ivan Lins fazia parte do MAU (Movimento Artístico Universitário), que durante a ditadura militar reuniu nomes da música como Aldir Blanc (1946-2020), Gonzaguinha (1945-1991) e a própria Elis. Em uma das reuniões do grupo de resistência cultural, ela logo se interessou pela canção e a gravou com arranjos de Chiquinho de Moraes (1937-2023). “Madalena” entrou para a História da MPB. 

“Dinorah, Dinorah”

O sucesso de Ivan, como supracitado, não se restringe ao Brasil. “Dinorah, Dinorah”, por exemplo, foi regravada por grandes nomes da música no mundo. George Benson chegou a interpretar a canção no palco do Rock in Rio com o cantor brasileiro em 1985 e 2013. As cantoras Sarah Vaughan (1924-1990), Ella Fitzgerald (1917-1996), Carmen McRae (1920-1994) e Barbra Streisand também fizeram suas versões da canção. 

“Começar de novo”

Em 1979, a canção “Começar de novo”, composta por Ivan e Vítor Martins para a série “Malu mulher”, da TV Globo, foi oferecida a Maria Bethânia, mas recusada porque ela já havia fechado o repertório de seu novo disco. A música foi então gravada por Simone, que a consagrou. Esse episódio levou Bethânia a nunca mais considerar seu repertório totalmente fechado. O hit também foi gravado pelo aniversariante.

“Aos nossos filhos”

Gravada pelo próprio cantor e por Elis em 1980, a música melancólica e comovente era um tributo às vítimas da ditadura militar que regia o Brasil na época. A histórica canção deu origem a um filme homônimo. “Aos nossos filhos” teve direção da atriz portuguesa Maria de Medeiros e foi protagonizado por Marieta Severo e José de Abreu. O ator Cláudio Lins, filho de Ivan, também participou do longa-metragem. 

Crédito da imagem: divulgação

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV