In vino veritas

junho 3, 2024

Copacabana Palace vai abrigar evento com especialistas e produtores de vinhos da Europa e das Américas

Cheers! E a notícia merece um brinde – sobretudo dos apreciadores de vinhos. O Rio de Janeiro vai conhecer – e provar – rótulos dos mais importantes vinhos de países como França e Espanha , entre outros. O Rio Wine & Food Festival ocupará a cidade ao longo de dez dias, de 06 a 16 de junho, com eventos em diferentes pontos como o Belmond Copacabana Palace, a Le Cordon Bleu Rio de Janeiro e o Village Mall, além de um ônibus itinerante pela cidade (e você não está de pileque).

O evento, na sua 11ª edição, é realizado pelos empresários Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, da Baco Multimídia, e será aberto, nesta quinta (06), no Copa. O tradicional hotel será palco de oficinas, masterclasses, jantares harmonizados e uma feira reunindo mais de 16 vinícolas de países como Argentina, Chile e até Grécia. Os trabalhos serão abertos por dois conhecedores do assunto: o supracitado Copello e o jornalista Pedro Mello e Souza – o mais apto a falar de vinhos hoje no Rio de Janeiro e quiçá no Brasil.

– O evento acontece em um momento de virada interessante em relação à mudança do consumo dos vinhos brancos e rosés, que têm sobressaído em relação aos tintos, antes, imbatíveis – observa Pedro destacando também a pluralidade de vinícolas participantes: – Teremos o lado bem raiz dos gregos da Montedictis, sem contar com os ultra-artesanais da Father & Son, de Sonoma, Califórnia.

Sim, o festival será para todos. E isso vale para as diferentes atrações do encontro. Uma delas é o Wine Bus, um ônibus com visão panorâmico que, no sábado (08), levará apreciadores do vinho (com taças em punho) por um tour pela orla carioca, do Posto Seis, em Copacabana, à mureta da Urca.

O evento, pelo jeito, não será um porre. Neste quesito, aliás, só ficará quem abusar. Então,  vale a dica: a de apreciar com moderação. Saúde!

Posts recentes

Salve o cinema!

A ministra da Cultura Margareth Menezes e Antônio Pitanga, entre outros famosos, celebram a 7ª arte na abertura do Festival do Rio

Deixa saudades

Aos 88 anos, Emiliano Queiroz, que atuou em mais de 40 novelas, faleceu após uma parada cardíaca

Dia Mundial dos Animais

Na data internacional, Luisa Mell conversou com NEW MAG sobre adoção, maus-tratos e o que temos a aprender com os bichinhos