In vino veritas

junho 3, 2024

Copacabana Palace vai abrigar evento com especialistas e produtores de vinhos da Europa e das Américas

Cheers! E a notícia merece um brinde – sobretudo dos apreciadores de vinhos. O Rio de Janeiro vai conhecer – e provar – rótulos dos mais importantes vinhos de países como França e Espanha , entre outros. O Rio Wine & Food Festival ocupará a cidade ao longo de dez dias, de 06 a 16 de junho, com eventos em diferentes pontos como o Belmond Copacabana Palace, a Le Cordon Bleu Rio de Janeiro e o Village Mall, além de um ônibus itinerante pela cidade (e você não está de pileque).

O evento, na sua 11ª edição, é realizado pelos empresários Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, da Baco Multimídia, e será aberto, nesta quinta (06), no Copa. O tradicional hotel será palco de oficinas, masterclasses, jantares harmonizados e uma feira reunindo mais de 16 vinícolas de países como Argentina, Chile e até Grécia. Os trabalhos serão abertos por dois conhecedores do assunto: o supracitado Copello e o jornalista Pedro Mello e Souza – o mais apto a falar de vinhos hoje no Rio de Janeiro e quiçá no Brasil.

– O evento acontece em um momento de virada interessante em relação à mudança do consumo dos vinhos brancos e rosés, que têm sobressaído em relação aos tintos, antes, imbatíveis – observa Pedro destacando também a pluralidade de vinícolas participantes: – Teremos o lado bem raiz dos gregos da Montedictis, sem contar com os ultra-artesanais da Father & Son, de Sonoma, Califórnia.

Sim, o festival será para todos. E isso vale para as diferentes atrações do encontro. Uma delas é o Wine Bus, um ônibus com visão panorâmico que, no sábado (08), levará apreciadores do vinho (com taças em punho) por um tour pela orla carioca, do Posto Seis, em Copacabana, à mureta da Urca.

O evento, pelo jeito, não será um porre. Neste quesito, aliás, só ficará quem abusar. Então,  vale a dica: a de apreciar com moderação. Saúde!

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV