Um grande ato contra o racismo, em suas diferentes manifestações, e pelo respeito às diferenças. Essa é uma das propostas do Prêmio Sim á Igualdade Racial, marcado para o dia 08 de maio na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento, uma iniciativa do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), vai reunir importantes artistas ligados às pautas defendidas pela instituição e laureadas ao longo da trajetória da premiação.
Alcione, que está em turnê para celebrar seus 50 anos de carreira, será uma das atrações da noite, que contará ainda com o rapper Marcelo D2, o sambista Péricles e a cantora Maria Gadú entre as participações musicais.
A premiação saúda iniciativas relacionadas às populações negras e também às indígenas e às de demais grupos aliados. Uma das bandeiras levantadas também pelo instituto está relacionada à Justiça Climática e à preservação do Meio Ambiente.
O ID_BR leva o chamado letramento racial a 50 mil professores espalhados pelo país, assim como a 700 mil colaboradores de empresas e organizações nos quais o instituto atua em prol da conscientização da população por uma sociedade igualitária. A cerimônia de premiação, apoiada pela Rede Globo, chega ainda a 80 milhões de pessoas.