Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, Zico tem sua trajetória vitoriosa narrada no livro “O efeito Zico” (Planeta). No entanto, essa não é uma biografia comum. A obra, escrita pelo jornalista Marcos Eduardo Neves, incentiva o leitor a buscar seu sucesso profissional e pessoal tendo como referência o eterno craque do Flamengo. Afinal de contas, o Galinho de Quintino também atuou como técnico, coordenador e presidente de clube.
— Quem sabe, o leitor pode se tornar um profissional com baixo ou nenhum índice de rejeição, alcançando o efeito que Zico causa até mesmo naqueles que não gostam ou nada entendem de futebol? — indaga Marcos Eduardo, autor também das biografias de Renato Gaúcho e Loco Abreu.
O lançamento de “O efeito Zico” será nesta quarta-feira (20) na Livraria da Travessa do Barra Shopping, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com a presença do biografado. Zico apresenta, inclusive, o livro. Nele, o ex-jogador ressalta a importância de se exercer um cargo de liderança com autoridade, mas sem perder a autenticidade:
— Quando em posição de liderança, mesmo que não tenha a equipe mais genial e bem-preparada em mãos, [é preciso] saber fazer o possível e o impossível para criar um grupo unido em que um compense os pontos fracos do outro e que também ajude os colegas a se desenvolverem por meio do exemplo e da ética de trabalho.