O aniversário de 100 anos de fundação da Estação Primeira de Mangueira será em 2028, mas a festa começa a ser planejada desde agora. E a comemoração da data, é claro, vai ser em grande estilo. Dois importantes nomes do teatro, o ator e produtor Jô Santana e o ator e diretor Gustavo Gasparani vão tocar o projeto “Mangueira – 100 anos em musical”. Eles aceitaram o convite feito por Guanayra Firmino, presidente da escola de samba, e vão produzir a montagem em homenagem ao centenário da verde-e-rosa.
A escolha da dupla não foi à toa. O produtor Jô Santana tem no currículo espetáculos voltados ao mundo do samba como “Cartola – O mundo é um moinho, o musical”, “Dona Ivone Lara – Um sorriso negro” e “Marrom, o musical”. Já Gasparani dirigiu os sucessos “Como posso não ser Montgomery Clift” e “Zeca Pagodinho – Uma história de amor ao samba”, nos quais ele também atuava.
O projeto “Mangueira – 100 anos em musical” vai envolver a comunidade e terá diversas ações como cursos, oficinas e produções audiovisuais que vão culminar na estreia do espetáculo de teatro previsto para 2026.