Daniel Senise, um dos principais nomes das artes plásticas surgidos no que ficou conhecida como Geração 80, vai levar mais uma vez suas obras ao exterior. Desta vez, ele vai inaugurar uma individual na Galeria Nara Roesler em Nova York, EUA. “The site of images” será aberta na próxima quarta-feira (08), com curadoria de Luis Pérez-Oramas.
O artista destaca-se pela sua técnica de pintura que foge do tradicional. Ele imprime sobre a tela, através de uma mistura de cola de marceneiro e água, as marcas do piso do seu ateliê no Rio de Janeiro. As imagens gravadas desta forma são posteriormente recortadas, e as tiras de tela coladas em novo suporte, ajustando-as de maneira a surgirem as arquiteturas e paisagens que ele quer retratar.
O que o público poderá ver na Nara Roesler é um conjunto de obras feitas por Senise entre 2020 e 2023. São imagens criadas a partir de seus métodos, que retratam memórias de lugares, sejam eles o seu próprio local de trabalho ou museus vazios. Ele também traz uma série de obras feitas através da técnica conhecida como acheiropoieta, em que as gravuras são produzidas sem a mão do pintor.
Crédito da imagem: Selmy Yassuda