Feito histórico

outubro 5, 2023

Ailton Krenak é eleito para a Academia Brasileira de Letras que tem, pela primeira vez, um representante indígena

O escritor e líder indígena Ailton Krenak foi eleito, nesta quinta-feira (05), para a Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu 23 do total de votos para a cadeira de número 05, vaga com a morte do historiador e cientista político José Murilo de Carvalho em agosto deste ano. É a primeira vez que um representante indígena é eleito para a instituição.

Quinze outros nomes estavam na disputa. A historiadora Mary Del Priore e o também escritor e representante indígena Daniel Munduruku receberam, respectivamente, 12 e 4 dos votos válidos. Priore e Krenak apresentaram suas candidaturas em agosto, como antecipado por NEW MAG.

Autor de dez livros, Krenak é considerado um dos mais representativos pensadores e conhecedores da Cultura indigenista no país. Seu nome ganhou vulto em âmbito nacional em 1987, quando o então deputado federal, num discurso no plenário da Câmara, pintou o rosto de preto enquanto preferia sua fala.

 

Posts recentes

‘Paolla é muito boa atriz’

Renata Sorrah estreia espetáculo e analisa o legado de “Vale tudo”, opina sobre as personagens que interpretou, festeja as mudanças recentes no país e avalia seu papel na TV Globo

Clássicos revividos

Jards Macalé fará show em comemoração aos 50 anos de seu primeiro álbum no festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro