São coisas nossas

setembro 19, 2023

Bryan Behr é indicado pela primeira vez ao Grammy Latino. Saiba quem são os brasileiros no páreo

Foi dada a largada para mais uma disputa do Grammy Latino. A Academia Latina de Gravação anunciou os indicados para 56 categorias, com representantes do Brasil concorrendo em ao menos doze delas. A cerimônia de premiação vai acontecer, como noticiado por NEW MAG, pela primeira vez em Sevilha, na Espanha, no dia 16 de novembro. Listamos, a seguir, os indicados nas mais importantes categorias do prêmio. 

Grata surpresa deste ano é o cantor brasileiro Bryan Behr, novo fenômeno do pop nacional. Ele foi indicado na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo de Língua Portuguesa, na qual concorre com o disco “Bryan Behr ao vivo em São Paulo”. 

— Este álbum mudou minha vida e parece que estou vivendo um sonho. Agradeço a todos que participaram de cada etapa de criação deste disco. E, acima de tudo, aos que sempre me escutam e torcem por mim — celebrou o artista, responsável pelo hit “A vida é boa com você”. 

Outros indicados na mesma  categoria são Xênia França (“Em nome da estrela”), Melim (“Quintal”), Rubel (“As palavras 1 & 2”) e Hodari, com o álbum que leva seu próprio nome. 

A categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa traz uma disputa dura entre a rainha do forró Elba Ramalho e a diva do tecnobrega Gaby Amarantos. Elas concorrem respectivamente com“Elba Ramalho no maior São João do mundo” e “TecnoShow”. A categoria ainda reserva uma disputa familiar entre pai e filho.  Almir e Gabriel Satter estão no páreo com “Do amanhã nada sei” e “Erva doce”. Completa a lista João Gomes e seu piseiro em “Raiz”. 

João Donato (1934-2023) concorre postumamente ao prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Com ele estão Vanessa da Mata (“Vem doce”), Djavan (“D”),  Tiago Iorc (“Daramô”) e o novato Tim Bernardes (“Mil coisas invisíveis”), que ganhou projeção nacional após ser gravado por Maria Bethânia

Outra que concorre postumamente é Marília Mendonça (1995-2021). Ela e seu álbum póstumo “Decretos reais” disputam o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja com Chitãozinho & Xororó (“Ao vivo no Radio City Music Hall Nova Iorque”), Daniel (“Daniel 40 anos celebra João Paulo & Daniel”), Jorge & Mateus (“É simples assim – ao vivo”) e Lauana Prado (“Raiz”).

Os concorrentes ao Melhor Álbum de Samba/Pagode são Martinho da Vila (“Negra ópera”), Mumuzinho (“Resenha do Mumu”), Maria Rita (“Desse jeito”), Roberta Sá (“Sambasá”) e Thiaguinho (“Meu nome é Thiago André – ao vivo”).

Os representantes brasileiros que concorrem ao Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa são Lô Borges (“Não me espere na estação”), Planet Hemp (“Jardineiros”), Rachel Reis (“Meu esquema”), Tulipa Ruiz (“Habilidades extraordinárias”) e Titãs (“Olho furta-cor”).

A premiação de Melhor Canção em Língua Portuguesa também não promete ser fácil. Estão no páreo ninguém mais, ninguém menos que os compositores Chico Buarque (“Que tal um samba?”), Arnaldo Antunes, Criolo, Gabrieu, Keviin e Marcia Xavier (“Algoritmo íntimo”), Djavan (“Num mundo de paz”), Ronaldo Bastos e Chico César (“Do acaso”), Tiago Iorc e Duda Rodrigues (“Tudo que o fé pode tocar”). 

Entre os que concorrem na categoria de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa estão Iza (“Fé”), Giulia Be (“Aviso de amigo”), Planet Hemp e Criolo (“Distopia”), Filipe Ret, Dallass e Caio Luccas (“Good vibe”) e ainda Àttøøxxá e Carlinhos Brown (“Da Favela pro asfalto”). 

Os brasileiros que também vão participar do Grammy Latino 2023 são Natascha Falcão, concorrendo como Artista Revelação e Hamilton de Holanda, Thiago Rabello e Salomão Soares que vão em busca do prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino.

Crédito da imagem: divulgação

MAIS LIDAS

Posts recentes

Meditação poética

A diretora Denise Zmekhol lança “Pele de Vidro” no Festival do Rio, com a presença de Maria Gladys e Bento Marzo

Pessoal e intimista

Com Suzana Gullo, Marcos Mion lança no Festival do Rio “MMA – Meu Melhor Amigo”