Vozes da resistência

abril 4, 2024

Encontro mediado pela jornalista Hildegard Angel vai reunir importantes pensadores em torno da democracia

Um teatro de médio porte, situado no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, ajudou o país a resgatar o tão almejado Estado Democrático de Direito. Ali, entre os anos 1960 e 1970, reuniram-se numa série de encontros os mais importantes intelectuais e pensadores do país. O local em questão é o Teatro Casa Grande. Os tempos mudaram, e o espaço foi ampliado e modernizou-se. E justo quando são investigadas denúncias relacionadas a uma nova tentativa de golpe, o teatro volta a receber algumas das cabeças mais brilhantes do país.

Com o título de “Democracia sempre”, o encontro vai reunir, na próxima terça-feira (09), os historiadores Nilmario Miranda, Dulce Pandolfi, Lincoln Penna e João Cezar de Castro, além do diretor teatral Amir Haddad e da jornalista Hildegard Angel, mediadora do encontro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP) com apoios do Instituto Zuzu Angel e do site Brasil 247. 

Para além de uma revisão histórica da democracia no país, o evento vai discutir temas como a recente tentativa de golpe de estado, a profusão de notícias falsas e a ascensão da extrema-direita no mundo, com destaque para a recente eleição de Javier Milei na Argentina, como a própria Hilde explica ao NEW MAG:

— Temos que nos unir, nos orientar, discutir, fazer propostas e nos engajar nessa resistência democrática. Não é uma postura de guerra e nem de luta, é uma postura construtiva de manutenção dos instrumentos democráticos brasileiros. 

Crédito da imagem: divulgação / TV Brasil

Posts recentes

Palco em páginas

Isabel Fillardis estreia como escritora com o lançamento da sua autobiografia

Um doce para o olhar

Exposição do fotógrafo Slim Aarons chega a São Paulo com imagens de momentos da vida da alta sociedade dos anos 1960 e 1970

Despedida difícil

Morre Mario Sérgio Celidônio, filho do aclamado chef José Hugo Celidônio