Voz à altura do mestre

abril 28, 2022

Leila Maria dedica ao cancioneiro de Djavan álbum que traz as participações de Maria Bethânia e de artistas africanos

Destaque na primeira edição do “The voice+”, exibido pela TV Globo em 2021, Leila Maria tornou seu canto conhecido em âmbito nacional e ampliou, assim, o número de admiradores, antes majoritariamente restrito ao eixo Rio-São Paulo. A artista persevera no ofício e homenageia Djavan em seu sexto álbum, “Ubuntu”, que traz a participação de Maria Bethânia e de artistas ligados às raízes e ao continente africanos. O disco chega primeiramente às plataformas digitais nesta sexta (29) pela Biscoito Fino.

Uma das participações é a do maestro maliano Ahmed Fofana, que trabalhou com estrelas como Björk e Lauren Hill. Ele acabou trazendo para o projeto o músico Assaba Drame para tocar ngoni, instrumento típico da região norte da África.

A ideia de focar o álbum em Djavan veio de Ana Basbaum, produtora da Biscoito Fino, que sugeriu o nome de Guilherme Kastrup para produzi-lo. 

– Adorei a ideia, que me encantou tanto afetiva quanto musicalmente, já que muitas das músicas de Djavan fazem parte da trilha sonora da minha vida – endossa Leila, que empresta sua voz a clássicos como “Asa”, “Oceano” e “Faltando um pedaço”.

A palavra Ubuntu, de origem Zulu, tem vários significados e revela o universo musical do álbum, que reúne artistas brasileiros, africanos e afrodescendentes.

– Quis propor um álbum de sonoridade africana que fizesse referência à Diáspora Negra, como uma forma de falar, através da música, sobre a origem e as raízes de ambos – conta Kastrup.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção