O cantor e compositor Chico César sempre mostra-se ativo politicamente nas redes para tratar de assuntos que vão além da sua própria música. Neste domingo (16), ele protestou contra a demolição do Teatro Ventoforte, no Parque do Povo, no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo. O artista esteve no local, fez vídeos e fotos dos escombros e posou em frente ao piano do grupo artístico, também destruído.
“A destruição da cultura na maior cidade do país faz parte de um projeto, atende a um propósito: a ascensão do fascismo e a gentrificação dos espaços. Quem merece e quem não merece viver. O Teatro Ventoforte e a Escola Capoeira Cruzeiro do Sul continuam vivos em nossa luta”, escreveu Chico.
A Prefeitura de São Paulo alegou que o imóvel estava irregular e com sinais de abandono. Já o grupo teatral afirma que não recebeu nenhuma notificação sobre a demolição, que aconteceu nesta última semana, quando circularam nas redes sociais imagens da retroescavadeira quebrando as estruturas do espaço.
No local, também funcionava a escola de capoeira citada por Chico César. O Teatro Ventoforte foi criado no Rio de Janeiro, em 1974, pelo diretor argentino Ilo Krugli (1930 – 2019), e depois mudou-se para a capital paulista.
Crédito da imagem: Reprodução (Instagram)