Foi dada a largada! E, para alegria dos apreciadores da sétima arte, começou o Festival Varilux 2024, o clássico e renomado evento de cinema francês, cuja abertura aconteceu na última quarta-feira (06) no Estação NET GÁVEA, Zona Sul do Rio de Janeiro. Por lá, desfilaram diversas celebridades, profissionais do ramo, diretores, críticos, e os fieis cinéfilos, reforçando a importância da arte cinematográfica no cotidiano dos brasileiros.
Logo depois da solenidade de abertura, os convidados assistiram a “Apenas alguns dias”, “Bolero”, “A melodia Eterna” e a “Sucessor”.numa quase maratona, assim digamos. Os atores Mateus Solano e Armando Babaioff, que fazem parte do elenco do longa “Madame Duroche”, o quarto título exibido na noite, aproveitaram para receber o carinho dos fãs.
O filme é uma produção francesa que mescla atores brasileiros e franceses para contar a história da primeira parteira do Brasil. O elenco traz ainda Isabel Fillardis, Fernando Alves Pinto, Flávia Souza e Thierry Trémouroux, entre outros.
Após as exibições, a esticada foi na Casa Camolese. Nomes como Daniel Dantas, Leticia Sabatella, Claudia Alencar e Maria Ribeiro, entre outros, marcaram presença. Este ano o festival homenageia o ícone do cinema francês Alain Delon (1935-2024), falecido em agosto desse ano.
A programação garantirá a exibição de 19 filmes inéditos e recentes, até o dia 20 deste mês, em 60 cidades e em mais de 110 salas de cinema pelo país. O festival já é reconhecido como o maior de cinema francês fora da França e está em sua 15ª edição.
— O festival festeja 15 anos de luta pela diversidade cultural no Brasil. Ao longo desses anos, o panorama audiovisual mudou bastante, e os filmes independentes são infelizmente cada vez mais raros nas salas de cinema. Contudo, a atração exercida pelo Festival não diminuiu, o que para nós é um grande motivo de orgulho — festejam Emmanuelle e Christian Boudier, diretores e curadores do evento.