‘Vive le cinéma’

novembro 7, 2024

Famosos prestigiam, no Rio de Janeiro, abertura de festival que leva o cinema francês a salas de todo o país

Foi dada a largada! E, para alegria dos apreciadores da sétima arte, começou o Festival Varilux 2024, o clássico e renomado evento de cinema francês, cuja abertura aconteceu na última quarta-feira (06) no Estação NET GÁVEA, Zona Sul do Rio de Janeiro. Por lá, desfilaram diversas celebridades, profissionais do ramo, diretores, críticos, e os fieis cinéfilos, reforçando a importância da arte cinematográfica no cotidiano dos brasileiros.

Logo depois da solenidade de abertura, os convidados assistiram a “Apenas alguns dias”, “Bolero”, “A melodia Eterna” e a “Sucessor”.numa quase maratona, assim digamos. Os atores Mateus Solano e Armando Babaioff, que fazem parte do elenco do longa “Madame Duroche”, o quarto título exibido na noite, aproveitaram para receber o carinho dos fãs.

O filme é uma produção francesa que mescla atores brasileiros e franceses para contar a história da primeira parteira do Brasil. O elenco traz ainda Isabel Fillardis, Fernando Alves Pinto, Flávia Souza e Thierry Trémouroux, entre outros. 

Após as exibições, a esticada foi na Casa Camolese. Nomes como Daniel Dantas, Leticia Sabatella, Claudia Alencar e Maria Ribeiro, entre outros, marcaram presença. Este ano o festival homenageia o ícone do cinema francês Alain Delon (1935-2024), falecido em agosto desse ano.

A  programação garantirá a exibição de 19 filmes inéditos e recentes, até o dia 20 deste mês, em 60 cidades e em mais de 110 salas de cinema pelo país. O festival já é reconhecido como o maior de cinema francês fora da França e está em sua 15ª edição.

— O festival festeja 15 anos de luta pela diversidade cultural no Brasil. Ao longo desses anos, o panorama audiovisual mudou bastante, e os filmes independentes são infelizmente cada vez mais raros nas salas de cinema. Contudo, a atração exercida pelo Festival não diminuiu, o que para nós é um grande motivo de orgulho — festejam Emmanuelle e Christian Boudier, diretores e curadores do evento. 

 

Armando Babaioff , Daniel Dantas e Leticia Sabatella
O casal Mateus Solano e Paula Braun
Claudia Alencar e Maria Ribeiro
Thomas Levin e Sandra Kogut
Os irmãos Roman, Jeanne e Jules Boudier
Leo Haus, Emmanuelle e Christian Boudier
Leo Haus, Emmanuelle e Christian Boudier
Rodrigo Fonseca e Murilo Salles

Posts recentes

‘Vive le cinéma’

Famosos prestigiam, no Rio de Janeiro, abertura de festival que leva o cinema francês a salas de todo o país

Palco iluminado

Lucinha Lins e Laila Garin são duas das 15 estrelas de musicais que estarão reunidas num espetáculo inédito no Rio de Janeiro

Talento prestigiado

Afonso Tostes reúne grandes talentos das artes na sua primeira individual em respeitada galeria do Rio de Janeiro