Vitória brasileira

julho 25, 2023

Alunos de escolas Firjan Sesi de localidades do Rio de Janeiro vencem Copa do Mundo de Robótica, na Alemanha

Enquanto nossas jogadoras de futebol brilham na Copa do Mundo da Austrália, outros craques brasileiros também entraram em campo. No lugar de chuteira e da bola, peças e placas eletrônicas.  Os alunos de cinco escolas Firjan Sesi, do Rio de Janeiro, venceram a Copa do Mundo de Robótica Fira 2023.

Os estudantes da unidade de Volta Redonda, que formaram a equipe Space Bots, se consagraram campeões na categoria DRC Explorer Sub-19. O vice-campeonato ficou para a equipe Tigers, formada pelos alunos de Benfica, Zona Norte do Rio. A próxima edição da Copa do Mundo de Robótica está prevista para acontecer no Brasil em 2024.

— Foi uma das experiências mais surpreendentes que já vivi. Não quero ir embora — contou Samara Barbosa, campeã com a equipe de Volta Redonda.

Os discentes de Barra Mansa ficaram com o terceiro lugar mundial na categoria Missão Impossível Sub-19 com o time Medal Hunters Fire. No total, 30 alunos brasileiros participaram do campeonato. Quarenta equipes de estudantes de robótica de países como México, Uruguai, Turquia e Irã fizeram parte da competição que premia inovação e criatividade. 

— Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. Mas a pista em que os alunos competiram no Mundial é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô aqui para vencer o desafio — declarou Vinícius Mano, que coordena a Educação Básica do Firjan SESI. 

Crédito das fotos: Lívia Falcão

Helena Neves, aluna campeã da Escola Firjan Sesi na categoria DRC Explorer

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro