O reconhecimento de pessoas e práticas que atuam pela igualdade racial no Brasil é deveras importante. Sobretudo no Brasil, onde o racismo ainda está presente, em diferentes esferas da sociedade. O “Prêmio Sim à Igualdade Racial”, do Instituto Identidades do Brasil, celebra nomes que lutam para tornar o país menos desigual. A iniciativa – a maior da América Latina na pauta racial – vai ser exibida pela primeira vez pela TV Globo. A transmissão acontece no domingo (28) e será apresentada pelas atrizes Sheron Menezes e Lucy Alves e pelo humorista Paulo Vieira.
Glória Maria (1949-2023) e Pelé (1940-2022) vão ser os grandes homenageados da noite por seus respectivos papéis na luta pela igualdade e pela enorme representatividade. Com a temática “Origens e raízes”, a premiação celebrada no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio de Janeiro, terá dez categorias divididas em três pilares: empregabilidade, cultura e educação.
Pessoas, empresas, instituições e iniciativas concorrem aos troféus. O jornalista Renê Silva, do Voz das Comunidades, a influenciadora Mari Wapichana e o ator Ricardo Fernandes são alguns dos finalistas. O conselho julgador do prêmio é formado pela deputada estadual Erika Hilton, pela apresentadora Fátima Bernardes e pelo influenciador digital indígena Tukumã Pataxó.
As atrações musicais ficam por conta de Carlinhos Brown, Negra Li, Marvilla, Kaê Guajajara, Katu Mirim, Edivan Fulni-ô e Mc Soffia, com direção musical de Pretinho da Serrinha.
Crédito da imagem: Ari Kaye