‘Vidas e a integridade importam’

setembro 3, 2022

O professor Godofredo de Oliveira Neto entra para a ABL com discurso pelo fim dos preconceitos

O catarinense Godofredo de Oliveira Neto tomou posse, na noite da última sexta-feira (02 de setembro), na Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor e professor vai ocupar a cadeira de número 35, cujo antecessor foi o jurista e também professor Candido Mendes (1928-2022). Autor de 21 títulos, entre romances e livros de contos, o novo imortal coleciona prêmios como o Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, ganho em 2006.

A cerimônia foi prestigiada por grandes nomes, como os imortais Carlos Nejar e Nélida Piñon, e novos companheiros de fardão,  como a atriz Fernanda Montenegro e o compositor Gilberto Gil. No seu discurso, Oliveira Neto defendeu o acolhimento às diferenças e a extinção de todo e qualquer tipo de preconceito:

– Escolhas necessárias, fundamentais e estruturantes que exigem, se desejarmos uma nação ciente do seu caminho civilizatório, exigem banir o preconceito étnico, o preconceito religioso, o antissemitismo, a misoginia, a homofobia, o etarismo, a violência e o preconceito de gênero e o racismo. Vidas negras e vidas indígenas importam, vidas e a integridade das mulheres importam!

Nascido em Santa Catarina em 1951, Oliveira Neto também exerceu na vida acadêmica sua devoção à Literatura. Mestre em Letras pela Universidade Paris III, na França, onde também se graduou, é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor no departamento de Letras Vernáculas. Pós-doutor em pesquisa pela Georgetown University, nos EUA, tem livros traduzidos para o francês e o búlgaro.

Crédito das imagens: Richam Samir

O novo imortal entre seus companheiros de fardão

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo