Quem está no Brasil é alemão Klaus Billand, um dos mais respeitados críticos de ópera da Europa. Ele visitou, na última terça-feira (30), o Theatro Municipal para conhecer projetos artísticos e educativos da instituição e onde também assistiu ao concerto “O grande encontro, de Wagner e Berlioz”, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a da casa.
Klaus não só aprovou a qualidade artística como ficou encantado por ver jovens na plateia. Ele soube, então, que essa é uma das bandeiras de Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal. A democratização do acesso à casa é feita através de parcerias com escolas e universidades e da promoção de oficinas e máster classes.
– O diferencial não está em trazê-los, mas em envolvê- los com uma programação direcionada a eles. Dessa forma, pouco a pouco, a direção do teatro passa a desafiar o público. Com certeza, vai chamar a atenção da crítica europeia – atestou ele, colaborador de publicações como a Der Neue Merker (Austria), Orpheus Magazine (Alemanha) e Opera Magazine (Reino Unido).