Vanguardas convergentes

julho 23, 2023

Personalidades prestigiam coletiva reunindo brasileiros e expoentes da italiana Arte Povera, no Rio de Janeiro

Em fins dos anos 1960, incomodados com a forma como o mercado lidava com as criações artísticas, vendo-as como meros produtos, um grupo de artistas italianos passou a utilizar materiais menos nobres nas suas criações. Esse movimento ficou conhecido como Arte Povera (Arte Pobre, em português) e fez a cabeça de importantes artistas brasileiros que, por aqui, tinham no fazer artístico a forma de questionar o sistema de governo vigente.

O diálogo entre essas  vanguardas serviu como uma das premissas de uma exposição recém-inaugurada no Rio de Janeiro. “O real transfigurado – Diálogos com a Arte Povera” reúne peças da Coleção Sattamini, uma das mais importantes do país e hoje integrada ao MAC, em Niterói.

A mostra, com 36 obras selecionadas por Marcus de Lontra Costa e por Rafael Fortes Peixoto, foi aberta na tarde do último sábado (22), na Casa França-Brasil, Centro do Rio de Janeiro. E grandes talentos das artes como Anna Bella Geiger, Luiz Áquila, Beth Jobim e Luiz Pizarro prestigiaram a abertura.

Crédito das imagens: Marco Rodrigues

MAIS LIDAS

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista