A vida de Luciano Szafir mudou em novembro de 2021. Na ocasião, o ator e empresário, recuperado da luta contra a covid-19, viu-se obrigado a usar uma bolsa de colostomia. Ele poderia tê-la escondido, mas não… Aproveitou sua aparição num desfile da São Paulo Fashion Week para exibir o apetrecho. E, desde então, não parou mais de promover o debate sobre qualidade de vida das pessoas que utilizam o equipamento.
Ao longo deste mês, ele vai usar seus perfis nas redes sociais para enfatizar a importância de adaptar banheiros públicos para esse público. Um dos pontos defendidos pelo artista é o de o vaso sanitário estar na altura da cintura do paciente para o esvaziamento da bolsa de forma higiênica e segura. Por meio de conteúdos audiovisuais, Szafir quer chamar a atenção das autoridades para a importância do cumprimento de uma lei já existente em diversas cidades brasileiras.
– Esta é uma situação que eu só fui conhecer depois de usar uma bolsa. É importante termos direito, conforto e segurança na hora de ir ao banheiro – destaca o ator, levantando ainda uma questão: – Se já é lei em muitas cidades no Brasil, por que isso ainda não é uma realidade?
Crédito das fotos: Cauê Moreno / reprodução Instagram