Uma casa artística

fevereiro 18, 2024

Livro sobre a residência de Roberto Marinho reúne artistas e colecionadores em lançamento no Rio de Janeiro

O nome do jornalista Roberto Marinho (1904-2003) é comumente associado ao grande empresário dos meios de Comunicação que ele foi. Acontece que Dr, Roberto, como era chamado na redação de O Globo e pelos corredores da TV Globo, foi um grande apreciador das artes. E reuniu, na sua residência, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, uma pinacoteca que abarca os mais representativos artistas de diferentes séculos.

Naquele local aconteceram também reuniões e saraus com grandes intelectuais e expoentes da música e do teatro. Para se ter uma ideia, Dorival Caymmi (1914-2008) e Angela Maria (1929-2018) já se apresentaram ali em peti comitê ali. A história dessa residência, transformada em centro cultural em 2018,  é contada agora em livro. “A escolha do rosa” foi lançado, na tarde do último sábado (17) na própria casa que inspirou a publicação.

A tarde contou ainda com o lançamento do catálogo da exposição “Conversas entre coleções”, em cartaz na casa-museu. A mostra estabelece uma conversa entre parte do acervo dos Marinho e as coleções de nomes como Paulo Vieira e os casais Fainziliber, Chrysostomo e Kornis, que foram conferir os lançamentos, assim como artistas visuais de diferentes estilos.

Crédito das imagens: Selmy Yassuda

Posts recentes

Laços de união

Família de Glória Pires comparece em peso a desfile em São Paulo. E o motivo foi mais que especial. Vem saber

Com chave de ouro

Leandro Hassum apresenta espetáculo no qual conta histórias de família em encerramento de festival de humor no Rio