‘Um percurso pela História’

março 22, 2026

Conheça Gabriele Leite, a violonista que vai abrir o show de Zeca Veloso em festival no Rio de Janeiro

Ela é brasileira e, aos 27 anos, tem as credenciais que fazem dela uma ás no violão. Gabriele Leite já coleciona belos feitos na sua trajetória. Primeira violonista clássica a figurar na lista Forbes Under 30, ela vai dividir com Zeca Veloso a noite que abre a sétima edição do Queremos no Rio de Janeiro.

Gabi vai abrir o show de Zeca, que lançará por aqui seu primeiro álbum solo,  e, na ocasião, ela vai apresentar o repertório de “Gunûncho” (Rocinante), seu segundo álbum, lançado no fim de 2025. A apresentação está marcada para 04 de abril no Teatro Carlos Gomes, Centro da cidade.

Filha de uma costureira e de um mecânico industrial, Gabriele deu continuidade à vida acadêmica em Nova York, onde, após concluir o mestrado na Manhattan School of Music, cursa na mesma cidade o doutorado em Performance Musical na Stony Brook University.

– Pensei o show como um percurso pela História do violão, mas pela perspectiva da mulher instrumentista – explica ela, cujo álbum reúne temas de veteranas como Tania León e Thea Musgrave e de pioneiras como Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e  Lina Pires de Campos (1918-2003).

A escolha da violonista  é celebrada por Pedro Seiler, um dos diretores do evento, que saúda a excelência da musicista e o fato de ela ter sido reconhecida ainda na flor da idade.

– A trajetória da Gabriele é fantástica. Uma das principais violonistas clássicas de sua geração, premiada e muito jovem. Ter o lançamento do segundo disco dela no palco do Carlos Gomes é uma honra – arremata ele.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e Lucca Mezzacappa (imagem)

Posts recentes

Tempo ao tempo

Nomes das artes prestigiam abertura da mostra que celebra os 50 anos de carreira da galerista Nara Roesler

Laços de família

Gilberto Gil vai celebrar seus 84 anos na Bahia na companhia de alguns de seus filhos e netos. Vem saber!