Um homem de teatro

outubro 21, 2022

Paulo Autran tem sua história contada em documentário no ano em que o ator faria 100 anos

O Brasil é um país profícuo em bons atores. Alguns chegaram à categoria de extraordinários. Foi o caso de Paulo Autran (1922-2007). O ator tem sua história contada, no ano do seu centenário, num documentário inédito. “Paulo Autran 100 anos” é uma iniciativa da área de Literatura do Instituto Moreira Salles (IMS) e foi realizado por Maria Clara Villas e Laura Liuzzi.

O filme traz depoimentos de nomes que acompanharam a carreira do ator, como os críticos Tania Brandão e Jefferson Del Rios, e figuram muito próximas do homenageado, como as atrizes Karin Rodrigues, viúva do ator, e Fernanda Montenegro, ao lado de quem Autran trabalhou no teatro e na televisão. Fernandona lê no filme a última carta enviada pelo amigo, datada de 2002.

As imagens e documentos utilizados para o documentário pertenceram ao próprio ator e estão, desde 2007, sob a tutela do IMS. O filme abre com a leitura pelo ator do poema “Canção amiga”, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), e, nele, pode-se ouvir trecho de fala do ator na histórica montagem de “Liberdade, liberdade”, de Flávio Rangel (1934-1988) e Millôr Fernandes (1923-2012), encenada em 1965. O filme pode ser assistido no canal do instituto no YouTube.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo