TV e coração abertos

agosto 21, 2024

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho volta a reunir grandes astros da televisão, desta vez em São Paulo, onde lançou seu livro

Uma constelação de astros da TV brasileira – e de diferentes emissoras, diga-se – foi reunida em São Paulo. Se, sob o prisma da ciência, os astros giram em torno do sol, em se tratando da nossa máquina de sonhos, eles reuniram-se em torno de uma figura solar. O astro em questão é José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, papa que ajudou a implementar a TV de qualidade que conhecemos e cuja história mistura-se à do próprio veículo que ajudou a revolucionar.

Boni lançou, na noite da última terça-feira (20), “O lado B de Boni” (Best Seller), livro complementar à sua biografia e no qual conta a História da moderna Comunicação brasileira a partir de relatos relacionados às rádios e às TVs pelos quais passou até seus feitos na TV Globo, onde ingressa em 1967, tendo antes passado também pelo mercado publicitário.

E a espaçosa Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi ficou pequena diante da profusão de personalidades ali reunidas. Da TV, nomes dos quilates de Antonio Fagundes, Glória Pires (cujo desempenho em “Dancin Days” é elogiado no livro), Christiane Torloni, Miguel Falabella, Claudia Raia, os irmãos Tato e Cássio Gabus Mendes, Marisa Orth, sem esquecer de nomes da Comunicação e do entretenimento, como Astrid Fontenelle, Amaury Jr, Otávio Mesquita e Cesár Filho, convidados pelo casal de empresários e RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho.

Quatro nomes aos quais Boni rende tributos na obra também estiveram presentes. São eles Moacy Franco, Carlos Alberto de Nóbrega, o publicitário Roberto Duailibi e o diretor Nilton Travesso, crucial na criação do histórico “TV Mulher”, que, no início dos anos 1980, ajudou a conscientizar a população acerca de questões relacionadas às mulheres.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho responde por parte significativa da História da TV no Brasil. E fez, ao longo de seu caminho, amigos que lhe são gratos. E teve, no Rio e agora em São Paulo, provas disso.

Crédito das imagens: Eny Miranda

Posts recentes

‘Ainda temos atores ótimos’

Oton Bastos revisita trajetória em espetáculo e fala sobre permanência e perseverança, o convívio com Glauber Rocha e aplaude o reconhecimento a Walter Salles e a Rodrigo Santoro

Rita releeda

Rita Lee tem clássicos interpretados em EP com as participações de feras como Iza, Frejat e Criolo, entre outros

Registros da História

Exposição interativa aberta no Rio de Janeiro conta a história da Ponte Rio-Niterói, uma das maiores obras do país