Viajando o país há nove anos com o monólogo “Autobiografia autorizada”, um fato chama a atenção de Paulo Betti. Pelas estradas do país, o ator não vê mais caminhões com frases criativas e bem-humoradas pintadas nos para-choques – e que tornaram-se uma marca dos veículos ao longo de décadas.
– Hoje tudo é Deus, pátria e família. Acabou-se a tradição das frases sábias e bem-humoradas que tanto revelam a criatividade do povo brasileiro – lamenta o artista, que revisita no palco memórias dos tempos vividos no interior de São Paulo, onde ele e os irmãos cresceram.
Inconformado, Paulo vai incluir no espetáculo uma cena na qual elenca algumas dessas frases. E, para tanto, começou uma campanha nas suas redes sociais para motivar seus seguidores a lembrar delas.
E a proposta já surtiu efeito. Uma das frases recebidas foi sugerida por Lília Moritz Schwarcs, a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). “Pardal que anda com João de barro vira assistente de pedreiro”, reza a sugestão da historiadora e antropóloga.
As frases serão lidas por Betti a partir de sexta-feira (21), durante a turnê que ele fará pelo Paraná, no Sul do país, como ele mesmo acrescenta:
– As frases serão lidas com os devidos créditos aos internautas.
E não poderia ser diferente em se tratando o querido ator.