O município de Trancoso, no litoral Sul da Bahia, está hoje para além do mero balneário de veraneio. O vilarejo está se consolidando como um importante polo cultural. E recebe, em julho, grandes nomes da música num festival. Alceu Valença, Paulinho da Viola e Ney Matogrosso são as principais atrações do festival Luz do Sol, que agita o Teatro L’Occitanne, de 13 a 15 de julho.
Alceu e a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto abrem a programação no dia 13 de julho, quando apresentam o elogiado espetáculo “Valencianas”, no qual clássicos do artistas são apresentados com arranjos surpreendentes.
Mestre Paulinho da Viola leva ao evento o show com o qual celebra seus 80 anos, completados no ano passado. O espetáculo, dirigido por Claudio Botelho, faz um painel da trajetória do artista desde sua aparição na cena musical, em idos dos anos 1960, aos dias de hoje. Já Ney Matogrosso põe seu “Bloco na rua”, show com o qual tem excursionado pelo país, sempre com casas lotadas, para fechar a programação.
O evento, patrocinado pelo Banco do Brasil, terá também atrações paralelas como DJs e espaço gourmet. A produção é de Cinthya Graber, que tem excelentes serviços prestados à música e ao teatro, no Brasil e no exterior. O festival tem tudo para ser luminoso – e será.