Trinca de ases

fevereiro 8, 2023

Trio que acompanhou Maria Bethânia em shows históricos tem sua história narrada em livro

Pense em alguns dos antológicos shows apresentados por Maria Bethânia ao longo dos anos 1970… Do histórico “Rosa dos ventos” (1971) a “Pássaro da manhã” (1977), todos eles trazem uma característica forte que vai além da direção de Fauzi Arap (à exceção de “Drama, luz da noite”): em cena, a intérprete era acompanhada por um trio afiado de músicos – o que, nos dias de hoje, poderia ser chamado de power trio. O Terra Trio tem sua história contada pelo jornalista Ricardo Schott no livro “Terra Trio – Uma família musical com os pés na Terra” (Editora Sonora), que será lançado nesta quarta-feira (08), na Livraria da Travessa de Ipanema.

A colaboração de José Maria Rocha e de Ricardo e Fernando Costa à música brasileira foi definitiva na trajetória de Bethânia, mas incluiu outros grandes nomes da MPB: Nara Leão (1942-1989), Martinho da Vila, Sueli Costa e Sidney Miller (1945-1980), entre outros. Este caleidoscópio é o que Schott nos apresenta na obra, que revela também um panorama de como a música instrumental era vista no Brasil em idos dos anos 1970.

Além de entrevistas com os integrantes e com artistas que foram acompanhados pelo conjunto, o jornalista contou com o material guardado por alguém que acompanhou, de perto, o surgimento do grupo num apartamento em Ipanema: Dona Emília, mãe dos irmãos.

– Não por acaso, vários artistas falam que Dona Emília era, antes de mãe dos três, a “mãe” do Terra Trio. E, consequentemente, a mãe de toda uma sonoridade que marcou a MPB – explica Schott que, aos 48 anos, é um dos mais respeitados jornalistas e críticos musicais do Rio de Janeiro.

MAIS LIDAS

Posts recentes

É cor de rosa choque

Conquistas femininas são debatidas por autoridades do gênero em encontro no Rio de Janeiro

Tradição X modernidade

Ator que marcou Hollywood, David Duchovny tem publicado no Brasil livro no qual trata de novas constituições familiares