A história da Música Popular Brasileira não seria a mesma sem nossas cantoras lésbicas e bissexuais. Há décadas que temos artistas que de alguma maneira colocam a sua sexualidade no palco e cantam letras de amor. É tanta história, que deu para embalar um roteiro inteiro de um musical. “Canções que guardei para você” estreia nesta sexta (17), no Teatro Clara Nunes, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um elenco formado por George Sauma, Felipe Hintze, Bruna Guerin, Guilherme Magon, Karen Junqueira e Marília Lopes.
Com novos arranjos para hits muito conhecidos, o musical tem canções de nomes como Cássia Eller (1962-2001), Marina Lima, Zélia Duncan e Ellen Oléria. Algumas das canções foram escritas por homens, mas ficaram conhecidas pelo público nas vozes de mulheres. É o caso de “Linha tênue”, que é de Dani Black, mas foi gravada por Maria Gadú, e “Pra terminar”, composição de Herbert Vianna, sucesso lançado por Ana Carolina.
— Escolhemos as músicas que pudessem dialogar com o texto e com a cena, levando em conta possibilidades de arranjos. Fiz novos arranjos para este repertório, que será tocado ao vivo por uma banda com bateria, baixo, piano, violino e violoncelo — explica a diretora musical do espetáculo, Fernanda Maia.
A trama conta a história de três casais, estes heterossexuais, que se deparam com desejos, surpresas, frustrações e descobertas nas suas relações. O espetáculo foi idealizado por Felipe Heráclito após o fim de um relacionamento.
— Tínhamos uma vontade de fazer uma peça na qual pudéssemos falar de amor de uma forma leve, com humor e, ao mesmo tempo, com sensibilidade, trazendo para a dramaturgia questões que provavelmente todos nós vivenciamos ou pelo menos conhecemos alguém que as tenha vivenciado — pontua Heráclito.
A direção da peça é de Zé Henrique De Paula, e o texto de Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco.
Crédito da imagem: Ale Catan