Tributo merecido

janeiro 25, 2024

Grandes talentos da música reúnem-se no Rio de Janeiro para celebrar os 90 anos do saudoso João Donato

A importância de João Donato (1934-2023) para a música brasileira – e, em especial, para a bossa nova – é tão vital quanto a de Tom Jobim (1927-1994) e João Gilberto (1931-2019), dois dos papas do gênero musical.  E, no ano em que completaria 90 anos, Donato foi homenageado pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).

O evento, realizado na sede da instituição, na noite da última quarta-feira (24), foi prestigiado por dois grandes nomes da nossa música: o compositor e violonista Roberto Menescal e o gaitista Maurício Einhorn, referência no jazz internacional.

A memória do autor de clássicos como “A rã” (esta com Caetano Veloso) e “Bananeira” (com Gilberto Gil) foi reverenciada por um naipe de músicos comandado por Donatinho, filho e herdeiro musical do homenageado. E o time era de primeira:  Robertinho Silva – considerado um dos maiores percussionistas do mundo –, o pianista Cliff Korman, o violonista Gabriela Improta e a voz de Cris Delano.

Crédito das imagens: Vera Donato

Roberto Menescal, Maurício Einhorn e a jornalista Ivone Belém, viúva de Donato
Robertinho Silva e Cris Delano: gaiatos e talentosos
Donatinho e Lorena Storani, da Abramus
Cliff Korman e Gabriel Improta: feras

Posts recentes

‘Vive le cinéma’

Famosos prestigiam, no Rio de Janeiro, abertura de festival que leva o cinema francês a salas de todo o país

Palco iluminado

Lucinha Lins e Laila Garin são duas das 15 estrelas de musicais que estarão reunidas num espetáculo inédito no Rio de Janeiro

Talento prestigiado

Afonso Tostes reúne grandes talentos das artes na sua primeira individual em respeitada galeria do Rio de Janeiro