Antonio Pitanga, um dos nossos maiores atores, será merecidamente reverenciado na França. Ele será o grande homenageado na edição deste ano do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. E o tributo veio em ótimo momento. Pitanga finaliza “Malês”, filme iniciado por ele há 20 anos, e que marcará sua volta à direção após 45 anos. Um trecho do longa será exibido no evento, entre 26 de março e 2 de abril no L’Arlequin, cinema de rua modernista na capital francesa.
Alguns dos mais de 70 filmes estrelados pelo ator vão estar na programação da mostra, cujas direção e curadoria são de Katia Adler. O público vai poder conferir clássicos como “Barravento”, de Glauber Rocha (1939-1981), e “Ganga Zumba”, de Cacá Diegues, além do documentário “Pitanga”, dirigido por Beto Brant e por sua filha, Camila Pitanga.
Um trecho de “Malês” será exibido no festival, que vai jogar luz sobre o trabalho como diretor. Pitanga será reverenciado com a projeção de “Na boca do mundo”, filme que também protagoniza ao lado da atriz Norma Bengell (1935-2013).
O evento também vai contar com oficinas e debates com os criadores das produções exibidas. Realizado pela Jangada, associação sem fins lucrativos, o festival reúne anualmente mais de 5 mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa.