Tributo à grande dama

agosto 21, 2022

Studio3 Cia de Dança apresenta em São Paulo homenagem a Marilena Ansaldi, responsável por trazer o teatro-dança ao Brasil

A dança no Brasil teve em Marilena Ansaldi (1934-2021) mais do que uma grande representante; uma realizadora. Solista do Theatro Municipal de São Paulo nos anos 1950, transfere-se para o Balé Bolshoi, na antiga União Soviética, onde brilharia como solista. De volta ao Brasil, reinventa-se como atriz-bailarina, ajudando a consolidar por aqui o conceito de teatro-dança, além de outros feitos memoráveis como a criação do Balé da Cidade de São Paulo.

Pois essa grande mulher será homenageada por três de seus amigos e admiradores. São eles o diretor José Possi Neto, o coreógrafo Anselmo Zolla e a bailarina Vera Lafer. E a homenagem não poderia ser outra senão um espetáculo de dança. Uma gala melhor dizendo. Mais exatamente “De pés descalços – Um réquiem a Marilena Ansaldi” que a Studio3 Cia de Dança apresenta, na próxima quarta-feira (24), no MASP Auditório, dentro da Semana Paulista de Dança. Na ocasião, será exibido também um documentário sobre a grande artista.

Por se tratar de um tributo àquela que ajudou a estabelecer por aqui o conceito de teatro-dança, uma grande atriz não poderia ficar de fora. O espetáculo conta com a participação de Christiane Torloni, não por acaso a atriz preferida da homenageada. A apresentação marca a volta da atriz aos palcos depois de “Master class” (2019), no qual deu vida à grande cantora lírica Maria Callas (1923-1977).

– Junto à Vera Lafer, Studio3 Companhia de Dança, Anselmo Zolla e nossa grande amiga e atriz preferida de Marilena Ansaldi, a multitalentosa Christiane Torloni, concebi esta Gala, que não só homenageia essa artista maior que é Marilena Ansaldi, mas principalmente a todos os profissionais que, com tanto sacrifício e paixão, mantêm a dança do nosso país viva – explica José Possi, responsável pelo roteiro e codiretor do espetáculo juntamente com Anselmo Zolla.

Acredito na Utopia, acredito no Sonho, acredito numa coisa maior, além da mediocridade”, escreveu Ansaldi certa vez. E essa fé na utopia foi mantida até sua derradeira despedida dos palcos, quando, aos 85 anos, terminava as sessões de “Depois” ovacionada pelo público no mesmo MASP Auditório onde será agora homenageada postumamente. Para Zolla, a iniciativa tem também um caráter de agradecimento:

– Marilena Ansaldi fundou o Balé da Cidade de São Paulo e é a responsável pelo teatro-dança no Brasil. Para nós, da dança, será um eterno obrigado.

Para os profissionais da dança e para o público brasileiro como um todo.

Crédito das imagens: Leandro Menezes

A atriz Christiane Torloni volta aos palcos no espetáculo

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo