A missão de um médico é a de salvar vidas. E, em se tratando de Margareth Dalcolmo, ela é uma verdadeira heroína. A pneumologista foi uma importante aliada na luta contra a Covid-19. Incansável, não poupou esforços e levou seu conhecimento às TVs, às rádios e aos demais veículos de imprensa, ajudando, com isso, a informar a população sobre os cuidados necessários naqueles primeiros anos da pandemia. Essa profissional merece, portanto, todas as homenagens cabíveis.
E a mais recente delas veio do governo francês. A médica foi condecorada com a Medalha da Legião da Honra (Légion d’ honneur), na noite da última segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. A cerimônia, promovida pelo Consulado Geral da França no Brasil com a chancela do presidente Emmanuel Macron, reuniu personalidades, empresários e renomados profissionais da Saúde na sede do Gávea Golf Club, em São Conrado, Zona Sul da cidade.
Dalcolmo recebeu a honraria da ministra das Relações Exteriores do governo francês, Crysoula Zacharopoulou. A Academia Brasileira de Letras fez-se presente pelo seu presidente, o jornalista Merval Pereira, e por integrantes como o cantor e compositor Gilberto Gil, que discursou na ocasião, e pela ensaísta Rosiska Darcy de Oliveira, o educador Arnaldo Niskier e pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Da área da saúde nomes importantes como Oswaldo Moura Brasil, papa da oftalmologia, e o otorrino Jair de Castro, entre outros.
À doutora Margareth, felicitations!
Crédito das imagens: Cristina Granato