Tradicional e antenada

agosto 29, 2022

Sucesso no YouTube, a pianista ucraniana Valentina Lisitsa vem ao Brasil e se posiciona contra o cancelamento de autores russos

Era o ano de 2007 quando a pianista ucraniana Valentina Lisitsa postou seu primeiro vídeo na internet. Avessa a tocar peças, escolheu o “Estudo opus 39 nº 6”, de Rachmaninov (1873-1943). Ela não imaginava que, dali em diante, se tornaria cada vez mais assídua naquele universo. E os números não mentem. Seu canal no YouTube tem hoje mais de 500 mil inscritos, com uma média de 75 milhões de visualizações por dia. E nas plataformas não é muito diferente: sua conta no Spotify tem mais de 1 milhão de ouvintes mensais.

Sim, as marcas na internet alavancaram sua carreira internacional, fazendo dela hoje uma cidadã do mundo. E, na próxima segunda-feira (05), o público fluminense terá oportunidade de vê-la ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com produção da Dellarte.

Vivendo hoje na Rússia após uma temporada na Itália – onde, curiosamente, seu ofício não era respeitado pela vizinhança (e justo na terra da ópera)–, ela toma posição contra o cancelamento de autores russos e defende que os artistas tenham, como os médicos, o compromisso de salvar vidas.

– Deveríamos adotar algo semelhante ao Juramento de Hipócrates para os músicos, semelhante aos dos médicos, no qual se comprometem a ajudar qualquer um, amigo ou não, sem pedir passaporte ou perguntar o país de origem, religião, posicionamento político etc – defende ela, em inglês, ao NEW MAG, com direito à crítica: – No lugar disso, vemos agora a tentativa de cancelar Tchaikovsky ou Rachmaninov simplesmente por serem russos.

Bom seria se todos – além de médicos e artistas – zelassem pela vida uns dos outros.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo